A Prefeitura de Montes Claros está participando de um projeto do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que avalia os processos de licenciamento e concessão de alvarás dos municípios. O objetivo do projeto é averiguar a agilidade e a qualidade do trabalho desenvolvido pelas prefeituras no que diz respeito ao atendimento das demandas dos empreendedores que desejam iniciar os seus negócios.
O trabalho de monitoramento foi realizado há cerca de um mês e, na manhã desta sexta-feira, 9, os técnicos do SEBRAE apresentaram os resultados para representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Saúde e Planejamento e Gestão.
De acordo com Vander Fernandes, consultor do SEBRAE, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura com relação a emissão de alvará e concessão de licenciamento pode ser considerado modelo para muitos municípios: “não encontramos os gargalos que encontramos em outros locais, é um processo muito bom. Quanto à atenção aos prazos da legislação federal, só temos a elogiar”.
Segundo o consultor, o processo de abertura hoje em Montes Claros tem avançado no sentido da desburocratização, facilitando a vida daqueles que desejam empreender na cidade. “Isso vem comprovar a eficiência dos setores da Prefeitura, que, seguindo as orientações do prefeito Humberto Souto, vem permitindo um serviço de qualidade em relação à abertura de empresas, facilitando a vida dos contribuintes”, destacou Edilson Torquato, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
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