Imagem de destaque Montes Claros vive bom momento e vê crescimento na criação de empresas

Montes Claros vive bom momento e vê crescimento na criação de empresas

23/08/2021 - 17:55
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Sala Mineira do Empreendedor é uma parceria de cooperação técnica entre Prefeitura de Montes Claros, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG). Inaugurada em 2017, a iniciativa oferece ao empreendedor, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, orientações gratuitas com o objetivo de facilitar o processo para a abertura de sua empresa.

Segundo levantamento da Sala Mineira do Empreendedor, 39.771 empresas estão ativas atualmente em Montes Claros. Apenas no primeiro semestre de 2021, 5.089 empresas abriram suas portas na maior cidade do Norte de Minas, o que representou um aumento de 37,58%, em comparação com o mesmo período de 2020, quando 3.699 novas empresas haviam surgido, mesmo diante do cenário econômico instável e delicado em virtude da pandemia de coronavírus.

No que se refere à relação entre abertura e baixa de empresas, o estudo da Sala do Empreendedor identificou, no primeiro semestre de 2021, um número maior de aberturas do que de extinções de empresas (5.089 x 1.783).

Mais empresas, mais empregos

Além dos números identificados pela Sala do Empreendedor, que tratam da criação de novas empresas, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), estudo mensal do Ministério da Economia, também mostrou um aquecimento na geração de postos de trabalho em Montes Claros, com 16.850 admissões e 15.047 desligamentos, o que representa um saldo de 1.803 novas vagas criadas nos seis primeiros meses de 2021.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Montes Claros, Edilson Torquato, está empolgado com esse momento positivo de atração de empreendimentos e geração de empregos, e lembra que a criação de novas empresas acaba por incrementar a arrecadação de tributos do Município, o que se reverte em benefícios para a população, através de obras de urbanização, serviços de saúde, educação e assistência social.