Graças às políticas de incentivo à agricultura e ao homem do campo implementadas pelo prefeito Humberto Souto, Montes Claros chega a 2018 como um dos municípios brasileiros que mais investem nos pequenos produtores. Um dos principais programas do governo federal, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), comprova a relevância da cidade, já que Montes Claros inicia o ano como o segundo maior orçamento do Brasil para os pequenos agricultores.
Em 2018 o orçamento disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para investimento na agricultura familiar montes-clarense vai chegar a R$ 1.464.750,00, quase três vezes mais que os R$ 500 mil disponibilizados em 2017. Comparando com todo o país, os recursos para Montes Claros são superados somente pelos disponibilizados para o município de Quixadá, localizado na região central do Ceará.
A alta do investimento no município de Montes Claros deve-se, sobretudo, aos esforços do prefeito Humberto Souto que, juntamente com os técnicos da Prefeitura, conseguiu mostrar aos gestores do MDSA as necessidades e a força da agricultura familiar na nossa região.
Se em 2017 chegaram a 465 os pequenos produtores cadastrados para a aquisição dos alimentos, a estimativa é de que em 2018 este número seja superado, já que o orçamento disponibilizado será quase três vezes maior.
Para iniciar a execução do PAA, está aberto desde o dia 26 de abril e segue até o dia 15 de maio o cadastro tanto para produtores interessados em vender quanto para as instituições filantrópicas que queiram receber gratuitamente os alimentos adquiridos. O cadastro vem sendo feito diariamente na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), das 8h às 17h.
É importante destacar que as instituições interessadas em receber os alimentos precisam estar com todas as certidões de regularidade. Para os produtores interessados em vender a sua produção para o município, é necessária a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é emitida pela Emater.
Quem quis garantir a venda regular dos seus produtos ao município através do PAA foi o produtor Max Éder Leal, da comunidade de Planalto Rural. Na manhã desta quarta-feira, 9, ele acordou cedo para realizar o cadastro e garantir o escoamento de sua produção. “Esse programa é muito importante para os pequenos produtores. A gente deseja que ele cresça cada vez mais”, explicou.
PAA – O PAA é um programa executado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário em parceria com estados e municípios. Através dele os municípios compram a produção dos agricultores familiares e repassam gratuitamente a entidades assistenciais diversas.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025