Imagem de destaque PÁSCOA DE ECONOMIA -  PROCON MONTES CLAROS divulga pesquisa de preços de peixes

PÁSCOA DE ECONOMIA - PROCON MONTES CLAROS divulga pesquisa de preços de peixes

17/04/2019 - 11:21
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: PROCON | Fotos: Fábio Marçal

O Procon Municipal, órgão da Prefeitura de Montes Claros, realizou pesquisa de preços dos peixes, visando a época da Páscoa. O levantamento realizado pela Seção de Fiscalização do órgão levou em consideração um total de 20 (vinte) diferentes espécies de peixes, possibilitando ao consumidor uma ampla variedade de opções para a sua escolha.

As maiores variações de preços foram registradas nos peixes das espécies curimatã, surubim, piramutaba e bacalhau. No caso do curimatã, a variação chegou a 87% (oitenta e sete por cento), o que demonstra a importância da realização de pesquisas antes de realização das compras.

Considerados todos os dados levantados pelo Procon Montes Claros, o menor preço registrado foi de R$ 3,78 (três reais e setenta e oito centavos), da cavalinha, enquanto o maior foi de R$ 45,90 (quarenta e cinco reais e noventa centavos), do bacalhau. Nesta comparação, a diferença de preços atinge 1114,29%.

Outro dado interessante apontado pela pesquisa é que, na comparação com os preços registrados em 2018, houve redução de 4,75% do preço médio do peixe na cidade. Em comparação com o ano anterior, 66,67% dos produtos apresentaram redução de preço, o que indica que a Páscoa de 2019 será mais barata para os montes-clarenses.

O diretor do Procon, Alexandre Braga, ressalta que os consumidores devem ter especial atenção para a qualidade dos peixes que irão adquirir: “na compra do peixe, tão importante quanto o preço é a qualidade do produto. São três pontos fundamentais para se prestar atenção quando for adquirir o peixe: a cor, o odor e a textura. O peixe deve estar fresco, mantido sob refrigeração ou sob uma espessa camada de gelo. Ele não pode apresentar manchas, nem conter furos e cortes em sua superfície. As escamas têm que estar firmes e resistentes e de coloração translúcida e brilhante. A pele tem que estar úmida e bem aderida”.