A Prefeitura de Montes Claros, por meio da gerência do Mercado Municipal Christo Raeff, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, apoiou uma pesquisa realizada naquele estabelecimento comercial. A coleta de dados foi realizada entre os meses de dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, e aplicada por alunos bolsistas de diversos cursos superiores da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) E universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os alunos bolsistas fazem parte do Projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A pesquisa foi conduzida presencialmente no interior do Mercado Municipal, considerado um ambiente propício para o contato direto com os clientes e a obtenção de informações relevantes sobre suas interações e comportamentos de consumo. O Projeto encontra-se em sua segunda edição e tem como objetivo incentivar o pensamento empreendedor e a iniciativa empreendedora dentro de ambientes educacionais como universidades e escolas, de forma a impactar de forma direta ou indireta a realidade da população local.
Edilson Torquato, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura, destaca que um dos objetivos da pesquisa foi conhecer as necessidades dos permissionários que atuam no Mercado e dos frequentadores, para alinhar qualificação para os comerciantes e melhorias na estrutura. “Através desta coleta de dados vamos diagnosticar a necessidade das pessoas que trabalham no Mercado no sentido de terem uma qualificação melhor, seja no atendimento, na higiene e na comunicação com seus clientes. O prefeito Humberto Souto determinou que conhecêssemos as necessidades dos nossos parceiros e feirantes do mercado, para ajudá-los na qualificação, que é de fundamental importância para o empreendedorismo local”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, “depois de elaborar esse relatório, vamos firmar novas parcerias para contribuir no desenvolvimento das pessoas que trabalham no Mercado Municipal para ajudá-las na geração de emprego e renda”.
A pesquisa - A pesquisa nasceu com o intuito de evidenciar os problemas e adversidades presentes no Mercado Municipal de Montes Claros, tais como possibilitar uma melhor compreensão do espaço, para assim oportunizar futuras melhorias e upgrades na infraestrutura do ambiente. O trabalho consiste na aplicação de um questionário que levou em consideração a opinião dos entrevistados em relação ao Mercado. Dessa maneira, o questionário foi elaborado pelas equipes VUEI-NEU/UFMG, coordenadas pelo Prof. Junio Cota, e a participação da Unimontes foi por meio da equipe VUEI-Montes, coordenada pela professora do Departamento de Economia da Unimontes, Sara Gonçalves Antunes de Souza, com apoio da Inemontes, que é incubadora de empreendimentos da UNIMONTES. Nesse projeto, foi aplicado o questionário em consumidores e frequentadores do Mercado Municipal, com foco nos microempreendedores que vendem seus produtos no estabelecimento, buscando identificar possíveis pontos de melhorias.
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