Imagem de destaque Prefeitura promove Audiência Pública para debater orçamento de 2019

Prefeitura promove Audiência Pública para debater orçamento de 2019

20/06/2018 - 14:45
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros promoveu nesta quarta-feira, 20, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para debater o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que serve de base para o orçamento municipal de 2019. A audiência contou com a participação de secretários, técnicos do executivo, vereadores e público em geral.

Durante a audiência foi apresentado o planejamento orçamentário para o próximo ano, que prevê um orçamento de R$ 1.336.507.000,00. Deste total, R$ 423.800.000,00 são esperados para a área da Saúde, já que o orçamento contempla o retorno da gestão plena hospitalar. Para a educação há a previsão de um orçamento de R$ 242.355.000,00. Já para a execução de obras estão previstos recursos da ordem de R$ 219.321.000,00.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Claúdio Rodrigues, após a estabilização das finanças do município, grandes coisas já começaram a acontecer na cidade.

“O prefeito Humberto Souto herdou da gestão passada uma total falta de planejamento com as contas públicas. Com austeridade e trabalho, conseguiu sanar os principais débitos. Hoje podemos apresentar um planejamento com previsões orçamentárias para a construção das grandes avenidas, para revitalizações importantes, como no caso da Lagoa do Interlagos, e para outras obras que trarão impacto positivo na mobilidade urbana”, explicou.

O secretário de Finanças, Coriolando Ribeiro, explicou que a transparência com as contas públicas tem sido uma das principais ferramentas para a construção de uma administração participativa.

“Novamente trazemos a previsão orçamentária para apreciação, com total respeito ao povo. O prefeito Humberto Souto tem falado desde o início sobre a importância de manter este diálogo aberto, para que todas as contas públicas sejam acessíveis à população”, disse o secretário.

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias está em tramitação na Câmara e deverá ser votado em breve pelos vereadores.