Representando o prefeito Humberto Souto, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edílson Torquato, recebeu uma visita de cortesia dos diretores da Aeroportos Nordeste do Brasil S/A (Aena Brasil), empresa do grupo espanhol Aena.
Desde a zero hora dessa quinta-feira, 16, a concessionária assumiu a administração do Aeroporto Mário Ribeiro. E a visita de cortesia teve por objetivo apresentar os projetos que serão implantados no Aeroporto de Montes Claros a curto, médio e longo prazo. É importante destacar que o aeroporto de Montes Claros recebe voos da Azul, Gol, Latam e VoePass. As operações incluem Belo Horizonte/Confins, São Paulo/Guarulhos, Salvador (BA) e Porto Seguro (BA).
Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil, destacou que a reunião consistiu em apresentar todos os investimentos que serão realizados no aeroporto. “Tivemos a oportunidade de nos apresentarmos ao vice-prefeito e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e apresentar os planos de desenvolvimento e infraestrutura que a empresa pretende fazer no aeroporto de Montes Claros nos próximos trinta anos. Vamos ampliar a superfície e trazer novos equipamentos, com novas experiências para os passageiros e para o empresariado que está por se estabelecer na cidade, nas áreas aeroportuária e de negócios imobiliários e comerciais, desenvolvendo o município e a região”, afirmou.
O vice-prefeito destacou que "recebemos com alegria os diretores da Aena Brasil que vieram anunciar os investimentos que serão feitos no Aeroporto de Montes Claros e toda a perspectiva de desenvolvimento ao longo de trinta anos. Serão benefícios em toda a estrutura, demonstrando que o investimento que será realizado no local vem ao encontro do novo desenvolvimento de Montes Claros, que pode atrair novas empresas em todos os segmentos”, disse.
O terminal do Norte de Minas Gerais é o terceiro mais movimentado do Estado, com uma demanda crescente. Em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto mineiro recebeu 219 mil passageiros. Em 2022, a movimentação subiu para 244 mil passageiros. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 260 mil passageiros.
O aeródromo de Montes Claros receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável aos passageiros. A Aena planeja uma ampliação que quase dobrará o tamanho do terminal de passageiros, passando dos atuais 2.000 metros quadrados para 3.700 metros quadros. A superfície disponível na área pública do terminal será 3,5 vezes maior que a atual.
Para aumentar a segurança, a Aena instalará áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. Além disso, haverá um novo pátio de aeronaves para a aviação comercial, com quatro posições de estacionamento tipo C, além de um novo pátio para a aviação geral e uma nova pista de taxiamento para as aeronaves.
A Aena entregará o anteprojeto à ANAC até dezembro, com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025