Imagem de destaque Quase 60% das compras públicas - Prefeitura amplia apoio às micro e pequenas empresas da cidade

19/06/2018 - 16:07
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal

Através da política de valorização e fortalecimento da economia local implementada pelo prefeito Humberto Souto, a Prefeitura de Montes Claros ampliou de forma significativa os valores em contratação com as micro e pequenas empresas da cidade.

No período de janeiro a abril deste ano, as compras públicas chegaram a R$ 53.542.026,28, isso levando em consideração os processos licitatórios realizados em 2017, mas homologados em 2018. Deste total, R$ 47.988.178,46 foram destinados a contratos com micro e pequenas empresas, ou seja, um percentual de 89% do valor total de compras.

Os recursos destinados aos pequenos empresários superam o mínimo determinado por lei, que prevê que 25% dos valores para aquisição de bens divisíveis devem priorizar as empresas de pequeno porte. Se consideradas somente as compras realizadas dentro do município de Montes Claros, os valores contratados com os pequenos empresários chegam a 59% do total de gastos realizados no período.

Vale destacar que, antes da atual gestão, menos de 40% dos recursos do Município eram investidos em contratações com pequenos empresários locais através de processos licitatórios, o que mostra uma ampliação no investimento e no apoio à economia local.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato, os números alcançados mostram uma mudança de postura através do incentivo ao comércio local. “Isso fortalece a economia de Montes Claros e região. Somado a isso temos o aumento no número de empregos e o incentivo ao surgimento de novas empresas”, explica.