Imagem de destaque Servidores da Prefeitura participam de curso de implantação do eSocial na Administração Municipal

Servidores da Prefeitura participam de curso de implantação do eSocial na Administração Municipal

09/08/2018 - 11:50 | atualizado em 09/08/2018 - 14:16
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Ascom | Fotos: Fábio Marçal

Na quarta e na quinta-feira, dias 7 e 8 de agosto, cerca de 90 servidores da Prefeitura de Montes Claros participaram de um curso de capacitação para a implantação do eSocial na Administração Pública do município. O curso foi promovido através de uma parceria entre a Prefeitura e a FADENOR - Fundação de apoio ao desenvolvimento e pesquisa.

O eSocial é um sistema de escrituração digital criado pelo Governo Federal para substituir a entrega de informações referentes a todos os trabalhadores, sejam eles de órgãos públicos ou de empresas privadas, unificando, dessa forma, diversos sistemas atualmente existentes e reduzindo a burocracia. A unificação dos dados vai possibilitar o cruzamento das informações para impedir pagamentos indevidos de benefícios, detectar acumulações indevidas de cargos, dentre outras providências. Ademais, através de uma auditoria interna, ajudará a diagnosticar se o órgão está cumprindo a legislação e se as rotinas internas estão de acordo com o que será exigido no eSocial.

De acordo com o professor e doutor Jefferson Santos Lima, que aplicou o curso, o eSocial ajudará a organizar e uniformizar diversas situações: “o sistema, em algumas poucas situações, reconhece as diversidades existentes, mas faz com que outros temas, como a Medicina e a Segurança do Trabalho, sejam tratados com maior responsabilidade e seriedade”.

O secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, acredita que o curso contribuiu no desenvolvimento do trabalho que vem sendo feito. Segundo ele, “este tipo capacitação é fundamental, porque o e-Social é algo que já está vigente para as empresas privadas e logo mais em janeiro será obrigatório para os órgãos públicos”.

Para o gerente da Folha de Pagamento, Hugo Marques do Nascimento, "nós precisamos, querendo ou não, nos adaptar às normas existentes. Não que isso mude o que a gente já faz, mas vai integrar todas as informações sociais que eram mandadas separadas, em um único sistema. E, para isso, a Prefeitura está se antecipando e se preocupando em nos capacitar, para que estejamos preparados para atender as normas da legislação vigente”.

 

 

 

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000