A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a empresa Sigma Tecnologia e Assessoria, realizou, nesta terça-feira, 10, uma palestra para os contabilistas do município. Durante o evento, foram apresentadas informações sobre o Valor Adicionado Fiscal (VAF) e sobre o software que realiza a apuração dos valores agregados em todas as empresas e prestadores de serviço da maior cidade do Norte de Minas.
De acordo com Gerton Rodrigues, representante da Sigma Tecnologia e Assessoria, “recentemente, a Prefeitura Municipal de Montes Claros adquiriu um software que vai possibilitar a gestão, monitoramento e auditoria do valor adicionado fiscal do município. O VAF é um dos indicadores de repasse de cota do ICMS, que é uma das três principais receitas do município. Quem não acompanha a apuração do seu Valor Adicional Fiscal perde receita. Hoje, vamos abordar esse tema com os contadores, para poder demonstrar como que eles irão trabalhar com essa ferramenta, para proporcionar mais receita para o muinicípio”, disse.
O VAF é um indicador econômico-contábil utilizado pelo Estado para calcular o índice de participação municipal no repasse da receita do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos municípios mineiros. É apurado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), com base em declarações anuais apresentadas pelas empresas estabelecidas nos respectivos municípios.
Com um monitoramento mais eficaz, através do sistema que será implantado no município, a parte do ICMS destinada a Montes Claros poderá ter um aumento significativo em relação ao atual repasse feito pelo Estado. De acordo com Willian César Rocha, secretário municipal de Finanças, “a palestra, associada com a implantação do novo software, vai proporcionar um aumento de arrecadação”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025