Imagem de destaque AGOSTO LILÁS  -  Prefeitura reforça ações de enfrentamento à violência contra a mulher

AGOSTO LILÁS - Prefeitura reforça ações de enfrentamento à violência contra a mulher

08/08/2023 - 17:14 | atualizado em 11/08/2023 - 10:34
ASCOM | Texto e Fotos: Jerúsia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, comemora os 17 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e da Lei de Combate à Violência Política contra a Mulher, com a celebração do "Agosto Lilás", mês dedicado à proteção das mulheres.

A campanha, instituída pela Lei 14.448/22, determina que União, estados e municípios devem promover, durante o mês de agosto, ações que possam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher.

No âmbito da Secretaria de Educação, a programação foi iniciada na manhã desta terça-feira, 8, com um minuto de silêncio como protesto a todo tipo de violência contra a mulher. “Já é rotina no Sistema Municipal de Ensino, por meio da Educação Inclusiva, tratar sobre a temática nas escolas, fazendo prevenção da violência e atuando também nos encaminhamentos de mulheres que passam por violência doméstica e outros tipos. Mas nesse período vamos reforçar as ações, com atividades voltadas ao tema, orientando e divulgando junto à comunidade escolar as medidas que podem ser adotadas nos casos de mulheres em situação de violência”, explica Rejane Veloso, secretária municipal de Educação.

De acordo com Meirielle Duarte Pereira, coordenadora da Educação Inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação atua junto à Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e ao Conselho da Mulher, participando ativamente em todas as campanhas realizadas no município. “Rotineiramente, a Secretaria de Educação realiza rodas de conversas, campanhas educativas, palestras, atendimento à família, encaminhamentos na rede intersetorial, acompanhamento a mulheres vítimas de violência doméstica, sempre em consonância com a Rede e o Conselho da Mulher. E neste período do Agosto Lilás, todas essas ações serão reforçadas para fortalecer o chamamento da campanha”, informa.