Imagem de destaque Alunos da Rede Municipal participaram de visita à “Mini Fazenda” durante a Expomontes

10/07/2019 - 11:48
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Farley Henrique | Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Com o objetivo de vivenciar o ambiente de uma fazenda e explorar outros espaços de conhecimento além das escolas, alunos de seis Cemeis de Montes Claros estiveram em visita, nos dias 02 e 05 de julho, à “Mini Fazenda Dr. Zoo” do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, durante a 45ª Expomontes. Com o propósito de realizar uma visita técnico-pedagógica a partir da observação, os estudantes puderam conhecer um espaço que, de forma lúdica, simula uma fazenda, com animais como pônei, minivaca e minipig; além de exposição de frutos do cerrado e atividades de educação ambiental.

“Passeios pedagógicos como este são de grande importância, uma vez que envolvem os alunos afetivamente, prazerosamente, com os conteúdos explorados, motivando-os a investigarem e descobrirem novos saberes. A visita foi enriquecedora, pois além dos conhecimentos adquiridos referentes ao campo, os alunos também complementaram suas aprendizagens sobre o cerrado brasileiro, tema que está sendo trabalhado neste primeiro semestre na Educação Infantil”, avalia a diretora do Cemei Professora Ana Lúcia Mota, Jania de Oliveira.

Durante a visita, os alunos dos Cemeis Ana Lúcia Mota, Elizabete Pereira Soares, Maria de Lourdes Pinheiro, Eloin Lopes de Souza, Paulo Freire e MeiMei também puderam conhecer no espaço as tecnologias que são desenvolvidas na universidade para os cuidados com o bem estar dos animais. “A gente está com uma equipe de monitores que estão responsáveis pela recepção dos visitantes e por guiarem as visitas apresentando os animais, os espaços, e explicando os trabalhos. Aqui estamos com mais ou menos 100 animais, de 35 espécies diferentes. A ideia é passar para as pessoas a importância desse cuidado e trocar saberes, o que é fundamental e de suma importância", explica o professor e coordenador da iniciativa, Délcio César Cordeiro Rocha.

Para a coordenadora de projetos educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Antônia Deuslange Ribeiro, ao conhecer, experimentar e explorar outros espaços fora das escolas, são “desenvolvidas nos alunos outras capacidades e novas aprendizagens, estimulando a curiosidade e possibilitando novas vivências físicas, emocionais e sociais no espaço rural, promovendo, assim, a educação em um ambiente rico de conhecimentos”.