Imagem de destaque Assinada a ordem de serviço para a construção de escola em Pedra Preta

Assinada a ordem de serviço para a construção de escola em Pedra Preta

08/11/2018 - 13:14
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Rubens Santana

O prefeito Humberto Souto assinou na tarde desta quarta-feira, 7, ordem de serviço para a construção de escola na comunidade rural de Pedra Preta. A Escola Exupério Gonçalves, que atendia a comunidade, foi desativada há mais de quatro anos, e um novo educandário é uma antiga reivindicação da comunidade. Mais de 150 crianças, com faixa etária de quatro a 11 anos, serão beneficiadas. O prazo de conclusão é de 90 dias e moradores de pelo menos 15 comunidades vizinhas poderão matricular as crianças para o próximo ano.

O prefeito Humberto Souto frisou que é preciso criar políticas públicas e  estruturar a zona rural para que os moradores não migrem para a área urbana. “Esse é um sonho antigo da comunidade. Precisamos estruturar a zona rural mais ainda. E a construção da escola aqui na comunidade vai contribuir para uma melhor educação dos alunos. Precisamos dividir a alegria com os moradores que ansiosamente esperaram a construção dessa escola”, disse.

Célia Soares, presidente da Associação da Comunidade Rural de Pedra Preta, observou que a Administração Municipal tem feito muito pela comunidade, como as melhorias do programa Pró-Água, mas que a escola é uma conquista fundamental. “Nossas crianças estavam andando quase 60 quilômetros diariamente. Além de gerar despesa com o transporte escolar, havia o desgaste físico das crianças. E isso é exemplo de uma gestão comprometida, que vai economizar com o transporte e estruturar a educação de nossa comunidade”, observou.

A aluna Tainá Rocha Fonseca, de 11 anos, prestou uma homenagem em nome dos alunos da comunidade e enalteceu todos os envolvidos para que o sonho virasse realidade. “Todos os alunos estão felizes na concretização do sonho de ter o ensino perto de nossas casas. Investir em educação é fundamental para um futuro melhor. Se somos a esperança de uma melhora no futuro, o futuro já começou”, afirma.