Imagem de destaque CEMEI do Cintra celebra festejos juninos

CEMEI do Cintra celebra festejos juninos

24/06/2020 - 17:52
ASCOM | Texto: Farley Henrique | Fotos: Educamoc

Mesmo em meio à pandemia ocasionada pela COVID-19 (novo coronavírus), os festejos juninos marcados pelas comidas típicas, danças e brincadeiras não foram deixados de lado no CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa (Cintra). Dentro desta nova realidade, a unidade organizou toda a sua proposta pedagógica e aulas não presenciais com criatividade, retratando também a temática do mês.  

“Elaboramos de forma conjunta uma proposta de trabalho que contemplasse também a riqueza das festas juninas, articulando essa temática com os campos de experiência da Educação Infantil”, explica a diretora do Cemei, Ivete Fróes.  

Encantada com a participação efetiva e a empolgação dos pais nas atividades propostas, a professora do Maternal II, Claudia Murta, diz ter ficado “mais estimulada a realizar e planejar aulas cada dia melhores”. “A participação dos pais me surpreende mais a cada dia. Nesta semana, antes de explorar a temática propriamente dita, propus um trabalho de escrita das letras dos nomes com objetos e materiais diversos e, para minha surpresa, todos os pais postaram fotos e filmagens das crianças realizando a atividade com muito prazer e gosto!”.

Já a professora do primeiro período, Célia Coutinho, trabalhou com o poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles, numa perspectiva junina. “Os alunos amam criar e produzir. Aproveitei a temática junina e parafraseei Cecília Meireles, propondo às crianças para que cada uma criasse uma frase para compor o nosso texto Leilão Junino”, disse.

Nessa mesma proposta, a professora Cleidemar Leite, a partir da história “Galinha Ruiva”, explorou a embalagem do milho em todos os seus aspectos (composição, código de barra, valor nutricional) e fez pipoca, explorando o antes e o depois, mediante as interrogações das crianças.

“Toda a equipe do Cemei tem trabalhado muito nesse período de aulas remotas, pois inovação, criatividade e planejamento frequente fazem-se necessários para a permanência das crianças e dos pais nos grupos de whatsapp”, destaca a supervisora pedagógica da unidade, Katia Macedo.  

Retorno dos pais e educação especial

Ainda a respeito dos pais, a professora Rissia Silva, acredita que, “com o retorno dado por eles, a participação das crianças está de acordo com a prática implementada, que deve ser para todos”. Sobre a proposta de uma educação não presencial que atenda as reais necessidades de todas as crianças, inclusive as do quadro da educação especial, Rissia relata o trabalho que desenvolve em parceria com a auxiliar de acompanhamento, Eliane Bispo. “Além das atividades online e de registro entregues no bloco, produzimos algumas atividades e jogos de entretenimento e enriquecimento curricular para o meu aluno Anthony Miguel Tavares, que apresenta quadro do espectro autista. A família ficou muito feliz com essa iniciativa”, disse a professora.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.