Desde o início do ano a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) vem investindo na formação continuada dos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para aprimorar a prática de alfabetização e letramento. As ações fazem parte do Programa Educa aos Montes, realizado pela Prefeitura de Montes Claros com objetivo de promover a melhoria da educação de forma integral.
No primeiro semestre, os cursos de formação abordaram a parte teórica. Já neste segundo semestre a formação aborda a consciência fonológica e sequência didática na alfabetização e oficinas sobre competências pré-leitoras, com a finalidade de refletir sobre a teoria alinhada à prática no cotidiano da sala de aula.
A primeira formação desse semestre foi realizada nesta terça-feira, 22, com participação de professores do primeiro ano do Ensino Fundamental. “A formação é continuada e durante todo o semestre todos os professores do 1º ao 5º ano do Sistema Municipal de Ensino participarão de cursos práticos, completando a etapa da formação realizada no primeiro semestre”, explica Acilege Pereira dos Santos, coordenadora dos Anos Iniciais da SME.
Durante as oficinas desta terça-feira foram abordadas práticas de alfabetização voltadas para a contextualização e interdisciplinaridade. “O objetivo é aprimorar a prática do professor para que ele consiga alfabetizar e letrar os alunos a partir do texto, trabalhando o sistema de escrita alfabética e a consciência fonológica, sempre ligada à literatura, de forma que o aluno não apenas leia, mas que compreenda, interprete e consiga fazer inferências acerca daquilo que ele está lendo”, explica a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita Silva.
Geneth Dias, professora da Escola Municipal Dr. Crisantino Borém, diz que essa formação é extremamente importante para a prática pedagógica. “Estamos aplicando essas práticas em sala de aula e a evolução dos alunos é notória, inclusive nos resultados do monitoramento da aprendizagem realizado periodicamente pela própria Secretaria de Educação, que mostram claramente essa evolução”, destaca.
A professora Carmelita, da Escola Municipal Celestino Pereira Salgado, diz que a formação traz novas formas de abordagem de conteúdos que são rotina no trabalho de alfabetização. “São novas possibilidades que envolvem atividades lúdicas e divertidas, sem perder de vista o objetivo principal que é alfabetizar o aluno. A gente sai do curso com um novo olhar, com a criatividade renovada e a cabeça aberta para o novo”, avalia.
Professora da Escola Municipal Zizinha Ribeiro, Simone diz que as novas ideias e práticas se agregam ao que ela já utiliza em sala de aula. “Por mais que a gente saiba, é sempre importante ouvir outros profissionais, colegas com experiências novas. Isso nos ajuda a fazer nosso planejamento no dia a dia”, observa.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025