Imagem de destaque Equipe do Trilha da Leitura participa de oficina para aperfeiçoar práticas teatrais e de contação de histórias

13/03/2019 - 15:53
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Educamoc

A equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura participou, no dia 8 de fevereiro, de uma oficina de teatro ministrada pela analista de artes da Prefeitura, Vívian Orneles de Freitas, na ONG Caminhos da Solidariedade, com o objetivo de aperfeiçoar as práticas teatrais e de contação de histórias desenvolvidas pelo projeto.

Na ocasião, a oficina promoveu, por meio de exercícios e jogos teatrais, o trabalho com a imaginação, a relação consigo e com o próximo, e a linguagem corporal, objetivando aos integrantes do Trilha tomarem consciência do poder da expressão através da palavra e do corpo, enxergando dentro de si os artifícios para que as relações tanto sociais quanto profissionais sejam cada vez mais dinâmicas e abertas.

“Foi uma manhã muito agradável, que nos possibilitou ampliar as descobertas da matéria-prima dentro de nós mesmos, dando-nos ferramentas para arrancar as máscaras que nos escondem e, a partir daí, intensificar o processo de autoconhecimento, estabelecendo melhores relações com o mundo em que vivemos”, destacou a professora e integrante do Trilha da Leitura, Sayonara Nascimento.

A oficina ainda oportunizou o trabalho com a desinibição, estímulo da autoconfiança, flexibilidade de raciocínio, alcance do autoconhecimento, expressão corpórea e facial, estímulo da união, colaboração e criatividade, e momentos de lazer. Também promoveu o desenvolvimento pessoal: incentivou mudanças positivas de proatividade e comportamentais, a melhora da motivação individual e em grupo, e o desenvolvimento de líderes mais criativos; além de disseminar a arte e a cultura.

“Parabenizamos a Vívian pela parceria com a nossa equipe! Sem dúvida, esta será a primeira de muitas oficinas que desenvolveremos juntas ao longo do ano. A leitura engrandece a alma, limpa a mente, nos faz viajar por lugares inimagináveis, proporciona bem-estar e leveza! Ainda mais através do teatro, quando nos revestimos do que temos de melhor para dar ao outro. Estes momentos de aprendizagem são fundamentais ao grupo”, afirma a professora e coordenadora do Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa.