A suspensão das aulas, adotada como medida de prevenção à pandemia de COVID-19 (coronavírus) no mês de março, fez com que todos os professores tivessem que inovar em suas práticas pedagógicas a fim de que as crianças não perdessem a rotina de estudos nesse período de isolamento social. Na Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino, no bairro Independência, a professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Lilian Gomes da Silva, inovou com o projeto "Leitura Virtual", que visa estimular nos alunos o gosto pela leitura e o uso de recursos tecnológicos para fazerem seus recontos de maneira prazerosa.
“Neste tempo de pandemia, tudo passou a ser online ou virtual. Assim, fez-se necessário um projeto de leitura que fosse realizado a distância. Foi preciso pensar em um recurso capaz de unir escola e família para trabalhar em parceria, fazendo acontecer o letramento, sem perder de vista a formação do leitor apaixonado”, explica a professora.
O projeto foi desenvolvido entre os dias 27 de abril e 15 de maio, e avaliou critérios como: oralidade na hora de apresentar a história lida; envolvimento do grupo de whatsapp ao assistir à apresentação virtual dos vídeos dos colegas; ampliação da utilização dos recursos tecnológicos.
“Em momentos tão difíceis como esse, a escola precisa se reinventar. Foi aí que pensei como poderia garantir aos alunos a oportunidade de terem contato prazeroso com o mundo da leitura. Assim nasceu o projeto 'Leitura Virtual', em que os alunos receberam um livro e puderam fazer seu reconto virtualmente. E a ideia foi um sucesso! Todo dia uma nova história envolveu toda a família em um mundo de imaginação, encantamento e fantasia. E o resultado foi maravilhoso! Todos queriam ver o reconto do coleguinha pelo whatsapp. Os papais arrasaram com o apoio a esse novo desafio!”, destaca a professora Lilian.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025