Imagem de destaque Merenda escolar - Prefeitura adquire quase R$ 3 milhões em produtos da agricultura familiar

09/05/2019 - 14:42
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros realizou um processo de licitação para a compra de gêneros alimentícios perecíveis da agricultura familiar que serão utilizados na produção de refeições para os alunos das 113 unidades da Rede Municipal de Ensino. O processo de compra teve um valor total de R$ 2.869.689,82 e se deu através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na edição de 9 de maio do Diário Oficial Eletrônico do Município está a relação dos agricultores familiares (grupos formais, não formais, e fornecedores individuais) habilitados e credenciados pela Comissão Permanente de Licitação e Julgamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão através do chamamento público nº 001/2019. A relação traz a lista dos produtores rurais e associações de produtores que serão responsáveis por fornecer, de forma parcelada, durante todo o ano de 2019, os alimentos para a produção das refeições, e os respectivos valores recebidos por cada um.

Para assegurar a qualidade dos produtos que serão adquiridos, uma cláusula do edital do processo determina que amostras dos alimentos deverão ser apresentadas à Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar para avaliação das nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar do Município. Características como cor, sabor, odor e textura dos alimentos serão analisadas, sendo que a apresentação em desacordo com as exigências do edital, ou a não apresentação dos produtos, implicará na automática desclassificação do agricultor.

A ratificação do resultado final do chamamento público nº 001/2019 está disponível no site oficial da Prefeitura de Montes Claros através do link.