Imagem de destaque “Minha cidade, meu tesouro!” é a temática da Educação Infantil Municipal para o segundo semestre

14/08/2019 - 16:27
ASCOM | Texto: Farley Henrique | Fotos: Educamoc

“Minha cidade, meu tesouro!” é a temática a ser explorada pela educação infantil municipal no segundo semestre letivo deste ano. O anteprojeto, que visa sensibilizar os alunos para o reconhecimento do espaço onde vivem, percebendo-se como cidadãos transformadores e integrantes desse meio, foi apresentado na manhã desta terça-feira, 13, no Centro Cultural Hermes de Paula, durante reunião com os diretores e supervisores de Cemei's e escolas com educação infantil.

“No decorrer deste semestre iremos explorar a conjuntura atual de Montes Claros, seus aspectos físicos (estruturais), econômicos e sociais, com vistas ao desenvolvimento de propostas que irão repercutir no bem estar da população montes-clarense, sob a lógica das crianças”, explicou a coordenadora educacional da Prefeitura, Jane Aparecida Lopes.

Durante o lançamento do anteprojeto, a equipe da Coordenadoria de Educação Infantil apresentou todo o material da nova temática, com as propostas, objetivos, eixos de trabalho, sugestões de pesquisas, cronograma e sugestões de atividades, como a “Caça ao Tesouro”, em que o professor deve combinar com os alunos o plantio de uma muda típica do cerrado em um local os educandos irão "encontrar" uma garrafa que deverá ser colocada ali sem o conhecimento das crianças, com pistas que os levarão à procura de um tesouro.

Presente ao evento, a diretora técnico-pedagógica da Prefeitura, Elisângela Mesquita, destacou que a nova temática envereda para a Geografia e a História de Montes Claros, permitindo ao professor transitar por todas as áreas do conhecimento. A secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, enfatizou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela Educação Infantil. “Todos os trabalhos são sempre fascinantes, e este tema, que é muito pertinente, será, com certeza, um grande sucesso”, disse.

Ainda durante a reunião, os presentes puderam acompanhar a apresentação do novo espetáculo teatral do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, a peça “Minha cidade, meu tesouro!”, além de apresentações artísticas de três unidades educacionais em culminância ao anteprojeto “Cadê o cerrado que tava aqui?”, temática desenvolvida no primeiro semestre letivo de 2019. Na oportunidade, os alunos do Cemei Alegria de Viver apresentaram a dança “A Joia do Cerrado”, enquanto os do Cemei Deputado Antônio Pimenta trouxeram a “Dança da Catira”. Já os estudantes do Centro Pedagógico Capelo Gaivota, entidade parceira da Prefeitura, apresentaram um teatro sobre a preservação do cerrado.