Imagem de destaque “MINHA CIDADE, MEU TESOURO!” - Prefeitura realiza cerimônia de entrega de Proposta Infantil de Governabilidade

03/12/2019 - 09:59
ASCOM | Texto: Farley Henrique | Fotos: Educamoc

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Educação Infantil, realizou nesta segunda-feira, 2 de dezembro, a cerimônia de entrega da Proposta Infantil de Governabilidade, desenvolvida durante o projeto “Minha Cidade, Meu Tesouro!”. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Montes Claros e contou com a presença de alunos, professores, supervisores e gestores escolares.

Com objetivo de fomentar o posicionamento crítico, assim como a exploração e apropriação dos espaços públicos por parte dos alunos da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino, o projeto, desenvolvido no segundo semestre letivo de 2019, buscou instigar as crianças a pensar a cidade como um espaço permeado pelas marcas sociais, culturais e econômicas, enfatizando a pesquisa e o desenvolvimento de conhecimentos nos quais elas sejam protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

“A nossa ideia foi dar vez e voz às crianças, para que elas pudessem falar sobre as coisas que a cidade tem e o que elas gostariam que mudassem, visando uma melhora. Elas abordaram vários assuntos, como infraestrutura, desenvolvimento social, cultura, esporte, lazer, educação e saúde, justamente no sentido de colocar coisas que as incomodam e que o poder público pode melhorar”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jane Aparecida Lopes.

No evento

Durante o evento desta segunda, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, do presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Daniel Dias, de vereadores, da Equipe de Gestão e da Coordenadoria de Educação Infantil da Prefeitura, foi entregue, pelas mãos das alunas Isabel Ágata Melo, do Cemei Major Prates, e Maria Luisa Nogueira, do Cemei Meimei, a Proposta Infantil de Governabilidade ao secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, a Proposta traz diversas sugestões das crianças para melhorar o dia a dia na nossa cidade. “O projeto superou todas as nossas expectativas, uma vez que tudo o que foi trabalhado foi feito com muito carinho de todos os envolvidos. É uma sementinha que plantamos nas crianças no sentido de desenvolver nelas o sentido de pertencimento, para que elas se tornem cidadãs conscientes”, completou Jane.

Ainda durante a cerimônia, os presentes puderam assistir a uma apresentação musical da banda do Programa Forças no Esporte (Profesp), declamação de poemas e poesias por alunos da Educação Infantil, e um vídeo com o trabalho desenvolvido por todas as instituições de Educação Infantil, sobre o tema "Minha cidade, Meu Tesouro".

“Este projeto foi pensado mediante as várias mudanças que estamos percebendo na nossa cidade, mudanças essas que estão sob a responsabilidade da Administração Municipal. Daí a necessidade de falar dos tesouros de Montes Claros. É com muita satisfação que percebemos o poder da fala das crianças, que deram várias opiniões e sugestões, mostrando a necessidade de olhar com mais cuidado os espaços e o que está em nossa volta. Hoje é um dia muito importante pra todos nós. Agradeço a todos os envolvidos na realização deste projeto, que é fruto de muito esforço de todos”, disse a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso.

É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!