Imagem de destaque Prefeitura prepara estudantes para a transição entre o 5º e o 6º ano

Prefeitura prepara estudantes para a transição entre o 5º e o 6º ano

02/12/2019 - 11:43
ASCOM | Texto: Farley Henrique | Fotos: Educamoc

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, realizou, nos dias 26 e 27 de novembro, a “Transição de Etapas do 5º para o 6º ano”. O evento, que aconteceu no auditório da Escola Técnica, contou com a presença de cerca de dois mil alunos do 5º ano do Sistema Municipal de Ensino. A ação teve como objetivo preparar os estudantes para o Ensino Fundamental - Anos Finais.

O evento foi dividido em quatro momentos, com aproximadamente 600 alunos em cada um deles. Na ocasião, os presentes receberam orientações dos professores de todas as disciplinas do 6º ano e puderam acompanhar uma palestra ministrada pelo psicólogo e servidor da Secretaria Municipal de Cultura, Rubens Lopes da Silva, além de assistirem a uma peça de teatro apresentada pela equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, que teve como tema a transição de alunos.

“A nossa ideia com o evento foi a de oportunizar aos alunos uma preparação para a próxima etapa, que no caso é o 6º ano. Tudo isso para que eles não sintam muita dificuldade nesta etapa de transição, com novos professores, novo ambiente, já que muitos vão mudar de escola”, afirmou o coordenador dos Anos iniciais, Edmilson Borges.

Para ele, a atração foi um momento muito positivo, uma vez que todos os alunos presentes participaram ativamente. “Agradecemos o apoio dos professores e diretores das unidades escolares, da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, que esteve presente, da equipe de gestão da Prefeitura e das analistas de educação e supervisoras educacionais, que foram muito importantes para o sucesso do evento”, disse o coordenador.

Ainda no evento

Ainda durante o evento, os alunos receberam um “Passaporte para o 6º Ano”, um guia com orientações para a próximo etapa, com sete dicas de atitudes a serem adotadas na nova etapa. Também na oportunidade os estudantes acompanharam a exibição de um vídeo com depoimentos, em ritmo de perguntas e respostas, dos alunos dos 5º e 6º anos.

O diretor da Escola Municipal Dona Vidinha Pires, Fernando Soares Andrade, presente ao evento, destacou a importância do mesmo e parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “É um momento importantíssimo fazer essa transição, preparar esses nossos alunos que estão saindo dos anos iniciais para os finais. É muito importante ter essa conversa com eles para que eles venham motivados e organizados para o próximo ano. Considero o evento muito bem organizado”, comentou o diretor.

“Muito satisfeito e bastante empolgado com o evento”, como o próprio relatou, estava o aluno do 5º ano da Escola Municipal Professora Neide Melo Franco, Lucas Fonseca. Segundo ele, o evento foi “muito legal, animado e bem informativo”.

Sobre a Transição de Etapas

De acordo com a diretora técnico-pedagógica da Prefeitura, Elisângela Mesquita, a Base Nacional Comum Curricular aborda a Transição de Etapas, que se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares. Assim, os estudantes se depararão com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.

“Por isso, os professores do 6º ano foram convidados, juntamente com os do 5º ano, para apresentarem aos alunos peculiaridades dos componentes curriculares, com vistas a fortalecer a autonomia dos adolescentes. O momento de Transição de Etapas é histórico e inovador em nosso Sistema Municipal de Ensino, uma vez que oportuniza aos alunos do 5º ano vislumbrar os seus primeiros dias de aula no 6º ano e realizar uma transição tranquila, segura e confiante”, completou Elisângela.

É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!