Diretores e supervisores das unidades de ensino do município participaram nessa quinta-feira, 5, no auditório da Escola Técnica, de um treinamento sobre o “Sistema Integrado para Gestão de Instituições Públicas de Educação”, novo Sistema de Gestão Escolar que será implementado na educação municipal a partir da próxima semana. A capacitação foi realizada pela Prefeitura, através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria Municipal de Educacão (SME), em parceria com a Consulte Informática.
O novo sistema, que irá atender todas as demandas da SME, é executado em sua totalidade via Internet ou em multiplataforma. Integrado com o Educacenso, o software permite ao professor o lançamento de suas aulas por meio de aplicativo de celular, disponibilização de boletim eletrônico para pais e responsáveis, automatização do diário de classe, informatização da matrícula, organização de distribuição de turmas, entre outras funções. Ele será manuseado e gerido por todos os setores da SME, dentro da especificidade de cada um.
De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura, Isac Porter, todos os dados lançados ao longo dos últimos anos foram migrados para o novo Sistema de Gestão, que tem como finalidade controlar toda a gestão escolar da unidade e a vida escolar do aluno. “Com o fim do contrato com a desenvolvedora do sistema anterior licitamos um novo, com maior integração de módulos para a unidade escolar. Além de gerar relatórios de forma rápida, o Sistema de Gestão Escolar ainda permite regulamentar as matrículas, a locação do aluno dentro da turma, verificação de notas, conteúdos lançados pelos professores e identificar frequência, o que permite estratégias para reduzir a evasão dos alunos, por exemplo; permite também o acesso ao boletim online, para o responsável acompanhar o desempenho do seu filho”, destaca Isac.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025