Imagem de destaque Trilha da Leitura realiza nesta quarta o 1º "Dia L Municipal" de 2019

Trilha da Leitura realiza nesta quarta o 1º "Dia L Municipal" de 2019

16/04/2019 - 17:55
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Farley Henrique | Fotos: Educamoc

Em comemoração ao “Dia do livro infantil” e ao “Dia de Monteiro Lobato”, a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura realiza nesta quarta-feira, 17 de abril, o 1º "Dia L Municipal" de 2019, com o tema “Na Trilha da Paz”, visando incentivar a leitura nas instituições educacionais de toda a cidade.

Durante todo o dia, a Turma da Leitura estará no Parque Municipal Milton Prates com atividades de incentivo ao ato de ler, como Blitz da Leitura, História no Parque, sorteio de livros e dinâmicas, com a presença dos alunos dos CEMEI’s Alegria de Viver, Madre Paula Elizabeth e São Judas; e das escolas Celestino Pereira Salgado, Geraldo Pereira de Souza e Profª. Maria de Lourdes Pinheiro.

Nas escolas e CEMEI's

Para as atividades nas unidades de ensino, o Trilha da Leitura oferece as seguintes orientações:

1- Ornamentação da escola com frases, trechos de livros, títulos, autores; divulgação de livros da biblioteca; todos os professores iniciarão sua aula com uma história ou trecho de um livro relacionado ao tema.

2- Promoção de momentos específicos para que os alunos leiam; utilização de cantinhos de leitura; música ambiente; momentos de debates e contação de histórias com pais, alunos, pessoas mais experientes da comunidade (nas salas e/ou no pátio da escola); utilização de vídeos com peças de teatro do Trilha da Leitura (Sentido da Páscoa; As Aventuras de Leiturinha na Trilha da Leitura), disponibilizadas em DVD para as escolas e no blog do projeto, Facebook, Youtube e Educamoc.

3- Confecção e distribuição de marca-página; gincana para arrecadar livros para a escola.

4- Distribuição de histórias e textos sobre os temas de trabalho, em folhas para alunos e pais, incentivando a leitura em família e informando que esta é uma atividade integrada ao Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura.