Imagem de destaque EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA - Prefeitura de Montes Claros recebe homenagem por gestão dos recursos do PNAE

EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA - Prefeitura de Montes Claros recebe homenagem por gestão dos recursos do PNAE

06/08/2025 - 12:06
SECOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros segue dando exemplo de gestão, com destaque em várias áreas. Um dos destaques recentes é com relação ao investimento na aquisição de alimentos da agricultura familiar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Em evento realizado em Belo Horizonte nesta terça-feira, 5, a cidade de Montes Claros foi contemplada com o prêmio Executores do PNAE, na categoria Execução Monetária, por ficar em 3º lugar no Estado e em primeiro no norte de Minas na gestão do programa.

O prêmio foi concedido ao município durante o 2º Seminário Mineiro de Gestores da Agropecuária, realizado no Auditório JK da Cidade Administrativa, na capital mineira. A solenidade contou com a participação do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, do secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, do diretor presidente da Emater-MG, Otávio Martins Maia, além de servidores públicos, secretários municipais e prefeitos de diversas regiões do estado.

O prefeito Guilherme Guimarães destacou a evolução do programa em Montes Claros. “Com essas políticas públicas integradas, agricultura, educação, desenvolvimento econômico e social andando juntos, quem ganha é a população”, disse.

PNAE - O Programa Nacional de Alimentação Escolar é uma política pública que visa garantir a oferta de alimentação saudável e adequada aos alunos da educação básica da rede pública. Os alimentos são adquiridos diretamente na agricultura familiar.

Nos últimos anos o município investiu, em média, cerca de R$ 18 milhões na aquisição de alimentos. Atualmente, os produtos ajudam a garantir um ensino de qualidade para cerca de 34 mil alunos, tanto do Ensino Infantil quanto do Fundamental (anos iniciais e finais), das 45 escolas municipais urbanas e 11 rurais de Montes Claros, além dos 48 CEMEIs e dois CAICs.

 

.