Imagem de destaque SUCESSO - "Movimenta Praça" atendeu público flutuante de 200 pessoas

SUCESSO - "Movimenta Praça" atendeu público flutuante de 200 pessoas

10/06/2025 - 10:52
SECOM | Texto: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude | Fotos: Arlen Xavier

Com um público rotativo próximo a 200 pessoas, a Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã/tarde de sábado (7/6), a 1ª edição do Projeto "Movimenta Praça". A proposta foi de ampliar a divulgação, na prática, das atividades já desenvolvidas pelo município voltadas para o incentivo à plenitude da saúde física e mental, como a hidroginástica, yoga e ginástica.

 A iniciativa da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude teve o suporte da equipe orgânica na Praça de Esportes, entre profissionais da educação física e acadêmicos estagiários, além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com sessões de massagem, acupuntura, aferição de pressão arterial e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC).

O psicólogo Newton Júneo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, conduziu a palestra interativa com música e conversação sobre saúde mental. Outro apoio importante foi do Corpo de Bombeiros Militar, com noções de primeiros socorros e informações sobre as condutas corretas no ambiente de piscina.

Pessoas da comunidade, que ainda não fazem parte das atividades da Praça de Esportes, sugeriram a possibilidade de ampliação de vagas nessas aulas periódicas. A secretária de esporte, Juliana Peixoto, lembrou que, atualmente, são atendidos 1.549 crianças, jovens, adultos e idosos, entre escolinhas e aulas. E sinalizou um possível estudo de viabilidade para novas turmas e horários.

TERAPIA

Aos 58 anos, Maria de Fátima Alves fez questão de participar de todas as atividades, até mesmo para ampliar a sua rotina de exercícios. Aposentou-se há um ano, depois de mais de três décadas de trabalho como servidora pública, e atualmente é aluna de Yoga e Hidroginástica na própria Praça de Esportes, às segundas, quintas e sextas. Às terças, vai ao Parque Sagarana também para o Yoga. "Resolvi cuidar do corpo e da mente, e me sinto bem mais disposta", revela Fátima. Ela encontrou nestas aulas uma "espécie de tratamento" para superar um quadro de depressão, e para "ter forças e cuidar de" um dos filhos diagnosticado com esquizofrenia.

Maria Aparecida Fagundes está há mais tempo envolvida com as atividades na Praça de Esportes, e disse que, "sempre que pode", convida mais pessoas para fazer parte do projeto de Yoga. Aos 81 anos, e sem filhos, encontrou ali uma "terapia pessoal" para conviver com o luto da viuvez. "Faço algo todos os dias, seja aqui na Praça ou em outros lugares. Melhorei em tudo: concentração, disposição, memória e até controle dos sentimentos, já que perdi o meu esposo há um ano, e as minhas novas amizades me dão um suporte emocional que antes eu não tinha". Dona "Cida" faz as aulas duas vezes na semana, e faz questão de ir a pé de sua casa, no Jardim São Luiz, ao centro como "aquecimento" para as aulas de Yoga.