Imagem de destaque Calçadão do São Judas recebe melhorias para beneficiar pedestres e esportistas

Calçadão do São Judas recebe melhorias para beneficiar pedestres e esportistas

03/12/2021 - 10:25
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros acredita que a prática regular de atividades físicas contribui para a qualidade de vida da população, na medida em que previne e controla problemas de saúde, como hipertensão e diabetes. É com base nessa crença que foram realizadas algumas intervenções urbanísticas, como por exemplo a pista de caminhada (calçadão) construída às margens da linha férrea, paralela à avenida São Judas Tadeu, no bairro de mesmo nome, e que permite a prática de caminhadas e corridas, atividades físicas consideradas das mais democráticas, uma vez que que não exigem investimentos financeiros consideráveis para sua prática.

O calçadão com piso de concreto já proporciona mais mobilidade e segurança aos pedestres e atletas amadores que frequentam a região. A pista tem início na Ponte Preta (cruzamento da avenida São Judas com a avenida Dona Gregória) e vai até a Ponte Branca, nas imediações do bairro Vila Telma, em um percurso de cerca de 3,85 km, com aproximadamente 3 metros de largura e um ganho de altimetria de 22 metros, segundo o aplicativo de corrida Strava. Para os atletas mais competitivos, no trecho do calçadão existem cerca de 40 segmentos (nome dado às partes do trajeto que são individualizados pelos próprios usuários do app e que possuem rankings pelo número de vezes em que foram percorridos e pelo tempo gasto).

O local que recebeu o calçadão era anteriormente um trecho de terra. Agora, representa uma possibilidade do transeunte se deslocar de forma mais rápida e segura, pois o calçadão tem poucas interrupções em seu trajeto, ao contrário da margem direita da via (no sentido centro/bairro), que possui mais de 10 interseções viárias. Na última semana, o calçadão do São Judas ainda recebeu placas que identificam a distância percorrida na pista, de 100 em 100 metros, e que facilitam o treino daqueles que não utilizam apps ou dispositivos eletrônicos portáteis, os chamados gadgets. Outro aspecto a ser destacado é que, na construção da pista, foi preservada a vegetação existente, através de desvios que não prejudicaram a experiência dos atletas. Em breve, mais intervenções estarão disponíveis para os usuários do calçadão, que não perdem por esperar.