Imagem de destaque MOC É O LUGAR... da ginástica na praça

MOC É O LUGAR... da ginástica na praça

04/04/2022 - 18:01
ASCOM | Texto e Fotos: Attilio Faggi | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Diversas praças de Montes Claros estão equipadas com kits de aparelhos de ginástica que possibilitam que a população se exercite ao ar livre, a qualquer hora do dia (apesar dos horários entre 10 e 16 horas serem desaconselhados, pela alta incidência de raios UVB) e sem custo. A utilização dos equipamentos instalados nas praças permite que os frequentadores exercitem todos os grupos musculares e usufruam dos benefícios do esporte em suas vidas. Assim, antes das 7 da manhã dessa quinta, 31, já era possível ver uma quantidade considerável de pessoas utilizando não só os aparelhos de ginástica instalados na Praça Flamarion Wanderley, no bairro São José, mas correndo, caminhando, passeando com o cachorro ou, como era o caso de um rapaz de calça jeans e blusa social, cantando louvores enquanto tocava violão.

Walter Soares de Oliveira Junior, 53 anos, é empresário e mora no bairro São José. Ele, que estava com a camisa do Atlético Mineiro e feliz com as recentes conquistas do time do coração, entende que a atividade física é algo necessário e contribui para uma boa disposição física e mental. Além da ginástica na praça, o empresário também joga futebol, uma vez por semana, e pedala, também uma vez por semana.

A auxiliar de produção Ivana Dias Ataíde Gomes, 43, chamava a atenção de quem passava pela praça pela disciplina com que realizava alguns exercícios, como o agachamento unilateral, que, como é sabido por quem o pratica, é um exercício que traz bons resultados para a musculatura das pernas, mas que é um pouco, ou melhor, BASTANTE penoso de se fazer. Moradora do bairro Alto São João, Ivana diz que começa seus treinos, todos os dias, por volta das 5h50, e segue até às 7h10, uma rotina que teve início há dois anos. “Exercício é bom demais!”, comenta, após explicar como a atividade física lhe ajuda a dormir bem, entre outros inúmeros benefícios.

Irlândia Gonçalves Dias, 51, é vendedora e moradora do bairro São José. Ela alterna os aparelhos, a cada treino, o que evita que a atividade fique monótona (que é uma reclamação constante de algumas pessoas quanto ao uso de aparelhos de ginástica), e completa seu treino fazendo uma corridinha na pista da praça, que tem cerca de 700 metros de extensão. “Me sinto bem! Me sinto leve! E não tomo nenhum remédio!”, fala da sensação que tem após o esforço físico e de como sua prática auxilia na prevenção de doenças que afligem muitos brasileiros, como a hipertensão, por exemplo.

Saber que a atividade física e a alimentação saudável fazem bem ao corpo e à mente, todo mundo sabe, mas entre a informação e o conhecimento (apesar de grande parte das pessoas acreditar que os termos são sinônimos) existe um caminho a ser percorrido, caminho esse que passa pelo aprendizado e pela inserção do esporte na rotina. Walter, Ivana e Irlândia, felizmente, já passaram por essa fase.