É fácil perceber que o ciclismo é um dos esportes mais praticados pelos montes-clarenses: basta atentar para a quantidade de bicicletas que circulam pela cidade, principalmente no início das manhãs e nos fins de semana. É possível adquirir um equipamento de acordo com as possibilidades financeiras de cada um, mas o mais importante é a possibilidade de incorporar a atividade física à rotina diária. Segundo o Strava (aplicativo gratuito muito utilizado por ciclistas e corredores), Montes Claros está entre as cidades com mais adeptos do ciclismo em Minas Gerais.
Um desses praticantes do “pedal”, como é popularmente chamado o esporte, é o servidor público Leonardo Soares de Oliveira, 52 anos. Morador do bairro Ibituruna, sempre gostou de andar de bicicleta, mas foi em 2014 que começou a praticar o mountain bike, que é uma modalidade do ciclismo praticada em estradas sem pavimentação; hoje, pedala cerca de 130 km por semana, divididos em quatro dias.
Como os treinos de ciclismo envolvem grandes distâncias, os percursos de Leonardo, normalmente, têm uma parte na área urbana da cidade e outra em uma estrada sem pavimentação de alguma localidade da zona rural de Montes Claros, e mesmo de algum município limítrofe. “Já fui à Bocaiuva passando por estradas de terra. Passamos pelo Camilo Prates, pelo distrito de Alto Belo, chegamos em Bocaiuva e voltamos pelo asfalto, totalizando 120 km”, lembra uma de suas aventuras.
Questionado sobre o que seus familiares pensam a respeito de sua prática esportiva, Leonardo diz que o apoiam: “alguns até começaram a pedalar também!”, conta, animado. “Em fevereiro, comecei a treinar para participar de provas”, explica o funcionário público, que se inscreveu em duas competições bastante conhecidas na região (“Rei dos Montes”, que acontece no mês de maio, em Montes Claros, e “Sertão Diamante”, disputada em julho, em Diamantina) e, agora, faz uma periodização de treinamento específica para atingir esses dois objetivos. Boa sorte, Leonardo!
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025