Imagem de destaque MONTES CLAROS É O LUGAR do trekking

MONTES CLAROS É O LUGAR do trekking

21/03/2022 - 16:32
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Acervo Pessoal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Quem acha que Montes Claros proporciona condições favoráveis apenas para a prática dos esportes ditos urbanos está muito enganado. O trekking é uma atividade física aeróbica que tem muitos adeptos na maior cidade do Norte de Minas e que pode ser praticada como uma forma de lazer em contato com a natureza. Para quem não está familiarizado com o termo "trekking", a prática consiste no ato de caminhar em trilhas em meio a montanhas e florestas.

A funcionária pública Maria Magvone Silva Leão, 56 anos, conheceu o trekking a partir do convite de uma amiga que participava de um grupo da modalidade, o Moc Trekking. “Através do grupo, conheci outras pessoas e outros grupos”, conta Mag, que é como gosta de ser chamada, a respeito de como se inseriu no esporte e encontrou uma rede de apoio com pessoas com os mesmos interesses, tanto para a prática do trekking como do mountain bike, que também pratica.  

“Comecei fazendo percursos de 18k (18 quilômetros), mas, agora, faço até de 35k. Normalmente, a atividade dura cerca de 3 a 4 horas”, explica a funcionária pública, que mora no bairro Major Prates, sobre as caminhadas que são realizadas aos finais de semana e que começam, geralmente, beeeeem cedo (por volta das 5h30), para evitar as temperaturas muito elevadas que são tão comuns em nossa região. Mag ainda lembra que, pela longa duração das caminhadas, é necessário que os praticantes levem garrafas de água para se hidratar e alimentos de fácil digestão, como frutas, castanhas e até mesmo pedaços de rapadura, para repor a energia gasta com o esforço físico.

Os familiares da funcionária pública apoiam a atividade esportiva realizada por ela, desde 2016. Inclusive, os filhos de Mag, Gustavo, 24 de anos, e Fernanda, 28, já a acompanharam no trekking em mais de uma oportunidade, em um claro exemplo de como as palavras convencem, mas o exemplo arrasta.