A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretária Municipal de Esportes e apoio de todas as Secretarias reuniu um grande time de desportistas, incentivadores e apreciadores do esporte na manhã dessa segunda-feira, 5, para anunciar a criação do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, através da Lei Municipal n.º 5.558/2023, e também para assinar Termos de Compromisso com a Associação Atlética Cassimiro de Abreu e a Associação Desportiva Ateneu.
De acordo com o vice-prefeito Guilherme Guimarães, a medida vai permitir o fortalecimento dos dois clubes e a valorização do futebol norte-mineiro. “Esse convênio, viabilizado pela Prefeitura com apoio da Câmara Municipal, vai possibilitar a regularidade fiscal da duas entidades, que há mais de 20 anos vinham enfrentando dificuldades com dívidas tributárias. Daqui pra frente, as duas associações se tornam regulares sob o aspecto fiscal e poderão investir no esporte, permitindo mais oportunidades para as crianças e jovens de toda a região. Como contrapartida dos clubes, o Município passa a contar com mais espaço para atividades esportivas, culturais, de lazer e entretenimento”, explica.
Para o vice-prefeito, a Lei é um marco na história do esporte em Montes Claros: “o Brasil venceu a Copa do Mundo pela primeira vez em 1958. Que essa lei, que tem o número 5.558, represente, simbolicamete, o ressurgimento do Esporte em Montes Claros, e uma vida longa para o Cassimiro e o Ateneu”.
A secretária municipal de Esporte, Celeste Fróes, afirma que “através dessa Lei, o Município está contribuindo para o fortalecimento do esporte, de forma especial o futebol, amador e profissional, e facilitando o investimento dos clubes na prática esportiva”.
Osmar Geraldo Rego Cunha, presidente da Associação Desportiva Ateneu, disse que o momento é de grande expectativa: “com a anistia dos impostos, teremos a documentação regular para buscar novos investimentos e trabalhar com novos projetos, principalmente para promover os esportes de base e realizar eventos e outras atividades. A partir de agora, os estádios voltarão a ter vida”.
Marlon Araújo, presidente da Associação Atlética Cassimiro de Abreu, avalia a edição da Lei como um importante passo para a retomada do esporte na região. “Daqui para frente, vamos dar um passo a mais para que a gente consiga movimentar as instituições desportivas em prol do futebol regional”, planeja.
Para Andrey Souza, sócio-proprietário de North Esporte e gestor do América Vôlei, a lei beneficia o esporte diretamente: “Montes Claros tem sua envergadura econômica, um PIB importante, mas o esporte, principalmente o futebol, viveu uma lacuna de longos anos. E, agora, a legalização desses campos de forma integral vai possibilitar buscar recursos de forma conjunta para fazer manutenção, reformas e otimizar ainda mais o futebol de Montes Claros, contribuindo para fortalecer não só o esporte, mas também os diversos setores da economia do Município”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025