Imagem de destaque Focinheira -  Para proteger população, Prefeitura impõe regras para a circulação de animais nos parques e praças

Focinheira - Para proteger população, Prefeitura impõe regras para a circulação de animais nos parques e praças

20/08/2018 - 10:30 | atualizado em 20/08/2018 - 10:46
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal

Para dar mais segurança à população e manter os parques e praças limpos, a Prefeitura de Montes Claros decidiu aplicar a lei municipal n°3216, que obriga o uso de focinheira em cães de grande porte e de raças consideradas “perigosas”, como é o caso dos pitbull e rottweiller, nos parques e praças da cidade. Além disso, os donos serão obrigados a recolher a sujeira deixada pelos animais.


Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, a medida foi adotada depois de várias reclamações de moradores. “Lamentavelmente, a população vem sendo obrigada a disputar os espaços com os cães de grande porte e sem nenhuma proteção, principalmente nas pistas de caminhadas”, disse Ribeiro.


De acordo com ele, o dono também será obrigado a recolher a sujeira do animal. “Infelizmente, várias pessoas passeiam com os cachorros e não fazem a limpeza dos dejetos. Portanto, quem quiser passear com seu cão, não tem nenhum problema, pelo contrário, porém é preciso usar focinheira no animal para evitar transtornos com a população, além de recolher suas fezes, para deixar nossos espaços verdes mais limpos e seguros”, destacou.