Imagem de destaque GOVERNANÇA PÚBLICA - Ministro Augusto Nardes, do TCU, profere palestra em Montes Claros

20/06/2022 - 17:50
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: ASCOM | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, a convite do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, proferiu palestra na manhã desta segunda-feira, 20, na Nova Prefeitura, para secretários municipais e vereadores, com o tema “Governança Pública: o desafio do Brasil”. O prefeito participou por videoconferência.

Em sua participação, Humberto Souto destacou que “a visita do Ministro à cidade é de fundamental importância para Montes Claros e região. E ouvir essa palestra de uma pessoa que conhece os parâmetros principais e necessários da coisa pública nos guia ainda mais para seguir o caminho correto. Com tantos problemas vividos pelo país com corrupção nos últimos anos, o Tribunal de Contas é a última trincheira para proteger a coisa pública”.

Durante a palestra, Augusto Nardes demonstrou que o objetivo da palestra foi “mostrar de forma clara que a aplicação de práticas de liderança, estratégia e controle permite aos mandatários de uma organização pública e às partes nela interessadas avaliar sua situação e demandas, direcionar a sua atuação e monitorar o seu funcionamento”.

Ainda segundo o ministro, o debate foi usado para mostrar a importância da governança pública organizacional. “A governança provê formas de descobrir oportunidades de remover controles desnecessários, que se tornam empecilhos à entrega de resultados, pois seu objetivo é a melhoria do desempenho da organização para a geração de valor”, frisou.