Imagem de destaque Água do rio Pacuí -  Contrato da Prefeitura com a Copasa põe fim ao rodízio em Montes Claros

Água do rio Pacuí - Contrato da Prefeitura com a Copasa põe fim ao rodízio em Montes Claros

14/09/2018 - 11:45
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal

Montes Claros recebeu, nesta semana, uma excelente notícia: está oficialmente encerrado, desde o dia 13 de setembro, o rodízio no fornecimento de água para a cidade. Isso se tornou possível graças ao início do bombeamento de água do rio Pacuí, que agora abastece o reservatório da Copasa em Montes Claros, garantindo, assim, água na cidade pelos próximos anos.

A obra que está trazendo de volta a tranquilidade dos montes-clarenses começou em agosto do ano passado, e consiste de um sistema de tubulação formado por 56 quilômetros de adutoras que ligam Montes Claros até a cidade de Coração de Jesus, onde está sendo feita a captação da água do Pacuí. Orçada em R$ 88 milhões, a obra é um dos compromissos assumidos pela Copasa em relação a Montes Claros quando a Prefeitura renovou, pelos próximos 30 anos, o contrato de concessão do serviço de água e esgoto com a empresa, garantindo investimentos de aproximadamente R$ 700 milhões no município.

E as mudanças não param por aí: a previsão é que até 2021 a captação de água para Montes Claros esteja sendo feita diretamente no rio São Francisco, no município de Ibiaí, garantindo o fornecimento de água na cidade pelas próximas décadas.