Imagem de destaque DO LIXO AO LUXO - Praça no Independência dá cara nova ao bairro

DO LIXO AO LUXO - Praça no Independência dá cara nova ao bairro

09/01/2023 - 13:03
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A nova praça construída pela Prefeitura de Montes Claros entre as avenidas Independência e Lago Tucuruí, no bairro Independência (região leste da cidade), está mudando a vida dos moradores vizinhos e também de quem passa pelo local.

Antes considerado um espaço ocioso, usado irregularmente para o descarte de entulho e lixo, tornando-se assim um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos e criadouro do mosquito Aedes aegyti, o local é agora totalmente diferente, dando outra vida pra região. A construção da praça, denominada Clemente Oscar, foi realizada através de uma parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos (SSU) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA).

Cleide Almerinda Pereira, 52 anos, atua como vendedora há mais de dez anos no local, comercializando títulos de capitalização. “Antes da construção da praça, era muito entulho e lixo. O fedor era horrível e, quando colocavam um circo aqui, era insuportável. Agora é outra coisa. Melhorou muito a vida de todo mundo. Eu ajudo a preservar, cuidando das árvores que plantaram aqui. Temos que preservar o espaço no nosso bairro, senão volta a ser o que era antes”, disse.

A nova praça conta com playground, piso, jardim, várias mudas de árvores e três réplicas dos moais, as famosas esculturas de pedra que são um grande mistério da Ilha de Páscoa, localizada na Polinésia. As obras são do artista plástico Gu Ferreira, e feitas em madeira. Além disso, uma cobertura será construída sobre a quadra.

Graciele Mendes, 40 anos, mora naquela área há 35 anos. Ela conta que “era um abandono esse local. Agora, dá orgulho para os vizinhos da praça, e até mesmo para quem passa por aqui. Demonstra preocupação e zelo com os espaços públicos. É uma alegria ver a nova praça. Eu imaginava que não iria ver um espaço desse nunca aqui na nossa rua”, disse.