Imagem de destaque ENERGIA SOLAR  - Nova Prefeitura contará com usina fotovoltaica

ENERGIA SOLAR - Nova Prefeitura contará com usina fotovoltaica

01/11/2019 - 15:47 | atualizado em 04/11/2019 - 11:37
ASCOM | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal

Buscando economia e sustentabilidade, a Prefeitura de Montes Claros vai construir, nos próximos meses, uma usina fotovoltaica (que converte luz do sol em energia elétrica) no estacionamento da nova sede da Administração, que ficará na avenida Magalhães Pinto, no antigo prédio da Coteminas. A usina, além de servir de cobertura para os veículos, irá abastecer com energia solar os prédios e unidades municipais. Após sua instalação, a usina será homologada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Se houver sobra de energia (produção maior do que o consumo), serão gerados créditos que poderão ser usados posteriormente pelo Município junto à Cemig.

Economizar em energia elétrica já é uma prática da Prefeitura de Montes Claros. Um bom exemplo está na troca das lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED, mais econômicas e duráveis.“Na gestão do prefeito Humberto Souto já foram trocadas mais de oito mil lâmpadas, e mais 10 mil já foram adquiridas. A cidade tem 49 mil pontos de iluminação, e a expectativa é que, até no final de 2019, 35 mil pontos sejam trocados”, informou Guilherme Guimarães, secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano.

Segundo o secretário, as lâmpadas adquiridas pela Prefeitura são de qualidade e têm 5 anos de garantia. Assim, se qualquer problema acontecer neste período, o fornecedor é obrigado a trocá-la, sem custos para o Município.