A Prefeitura de Montes Claros está transformando Nova Esperança, distrito que fica a 20 quilômetros da sede do Município, em um verdadeiro canteiro de obras.
Na região central do Distrito, a praça está sendo transformada em um espaço multiuso, com academia de ginástica, playground, quadra poliesportiva, tudo isso emoldurado por uma pista de caminhada. “Além de possibilitar a prática de esporte e lazer para todas as idades, esse espaço é um grande equipamento urbano que vai integrar completamente o distrito de Nova Esperança, atendendo toda a população”, observa Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de Montes Claros.
A pedido da comunidade, a Prefeitura também está ampliando o cemitério e construindo um salão de velório. “O salão de velório conta com banheiros acessíveis, amplo salão e todas as instalações necessárias para velar os entes queridos com dignidade”, avalia Guilherme.
Outra importante obra é a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na saída de Nova Esperança para o distrito de Miralta. A unidade atenderá a população da sede do distrito e das comunidades rurais do entorno, uma população de cerca de 10 mil habitantes que terá acesso a serviços de saúde de qualidade. “O prefeito Humberto Souto está investindo na estruturação da saúde. Foram quase 20 UBSs construídas nesses seis anos, e até a população de Miralta, que fica a seis quilômetros de Nova Esperança, poderá usufruir dos serviços”, completa.
ESTRADAS RURAIS
Todas essas obras, somadas à pavimentação das estradas rurais que dão acesso aos distritos, estão promovendo mais qualidade de vida para a população da área rural.
Já está em fase final a pavimentação dos seis quilômetros que ligam liga Nova Esperança a Miralta, um dos distritos mais antigos de Montes Claros, integrando as duas comunidades. “A integração não é apenas no aspecto físico, pois possibilita a geração de atividades comerciais e econômicas. Ao longo da via existem vários conjuntos de cavernas, que podem estimular o ecoturismo. Nós sabemos que o turismo é uma das atividades econômicas mais rentáveis e menos poluentes, e tudo isso gera desenvolvimento e prosperidade para a região”, pontua Guilherme.
Também estão sendo asfaltadas as estradas que ligam Vila Nova de Minas a Miralta e Samambaia, além dos acessos dos distritos à Estrada da Produção, somando cem quilômetros de estradas sendo pavimentadas. “É uma verdadeira revolução urbanística e cultural. Essas estradas conectam pessoas, unindo os distritos à sede, transformando Montes Claros numa só”, conclui o vice-prefeito.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025