Foi realizada nessa terça-feira, 4, na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Montes Claros, a passagem de comando conjunta do 4º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros e do 7º Batalhão de Bombeiros Militar.
O novo comandante do 4º COB é o recém-promovido Coronel Júlio César Tóffoli, natural de Barbacena/MG. Ele substitui o Coronel Fernando Augusto Alves Ferreira, que passou para a Reserva da corporação, após 30 anos de efetivo serviço.
Já no 7º Batalhão, assumiu como novo comandante o Ten-Cel Rubens Fernandes de Oliveira, natural de Brasília de Minas/MG, em substituição ao Ten-Cel Darlan Moreira Soares, que também passa para a Reserva nos próximos dias, depois de comandar a corporação por quatro anos.
A cerimônia de passagem de comando foi conduzida pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, e reuniu várias autoridades civis e militares da região.
Representando a prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, o vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, enfatizou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros para a sociedade. “Certamente, o Corpo de Bombeiros Militar é uma das instituições mais reconhecidas e mais admiradas, não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil. Montes Claros se sente muito honrada por contar com uma unidade da corporação, pela relevância do serviço prestado e pela segurança que proporciona à população”, avalia.
O vice-prefeito destacou que a troca de comando representa uma nova etapa: “queremos parabenizar o Coronel Fernando e o Ten-Cel Darlan e cumprimentar os novos comandantes pela possibilidade de dar continuidade a esse trabalho fundamental em defesa da vida”.
Guilherme também ressaltou a parceria e o compromisso da Prefeitura de Montes Claros em oferecer uma melhor estrutura para o trabalho do Corpo de Bombeiros no município. “Agora mesmo, a Prefeitura acabou de construir uma base integrada Corpo de Bombeiros/SAMU. O Corpo de Bombeiros solicitou e o prefeito Humberto Souto atendeu. A base fica em um ponto estratégico, na área central da cidade, reduzindo o tempo de resposta dos atendimentos. Também há uma demanda, que está caminhando, para a instalação de uma unidade dessas no Distrito Industrial”, explica.
Além da construção da base integrada, o vice-prefeito destaca que o Município vem investindo fortemente em obras de infraestrutura, possibilitando mais mobilidade urbana: “não adianta fazer novas bases se as ambulâncias não podem se deslocar com rapidez e segurança. Por isso, foram construídas novas avenidas, cerca de 1500 ruas foram asfaltadas e grandes corredores de trânsito foram recapeados”.
A Prefeitura também está melhorando a sinalização das vias e identificação das ruas, facilitando encontrar o endereço na hora do atendimento.
Outro investimento importante destacado por Guilherme Guimarães é na melhoria da Atenção Primária à Saúde, com contratação de mais agentes de saúde e agentes de combate a endemias, para fortalecer o trabalho de prevenção.
Ainda visando a prevenção, foram intensificadas as campanhas de vacinação e de controle epidemiológico, inclusive com mobilização da população, para alcançar resultados mais efetivos.
Também estão sendo construídas novas unidades de saúde, contratados mais profissionais e ampliado o atendimento na Atenção Primária, possibilitando, assim, reduzir os chamados ao SAMU e aos Bombeiros para atendimentos de urgência e emergência. “Todos esses investimentos só vêm contribuir para facilitar e fortalecer o importante trabalho que o Corpo de Bombeiro e também o SAMU prestam à população de Montes Claros”, conclui o vice-prefeito.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025