Imagem de destaque Se não fossem as obras, inundação na avenida Vicente Guimarães teria sido catastrófica

Se não fossem as obras, inundação na avenida Vicente Guimarães teria sido catastrófica

08/01/2020 - 17:46
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana

A grande quantidade de chuva que caiu durante os últimos dias em Montes Claros expôs alguns problemas que já ocorrem na cidade há décadas, como por exemplo o alagamento da avenida Vicente Guimarães.

Contudo, caso a obra de reconstrução da avenida não tivesse sido iniciada no início do mês de agosto do ano passado, a tromba d’água que atingiu a região sul do Município poderia ter causado grandes danos para a cidade. O alargamento do canal, mesmo sem a conclusão das paredes de concreto, foi de fundamental importância para que a água não invadisse as residências vizinhas à via.

De acordo com Guilherme Guimarães, secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, "o trecho que já foi feito, com a construção da base e das paredes do canal, foi suficiente para reduzir os alagamentos na avenida. Se esse trecho não tivesse sido alargado, poderíamos estar registrando cenas horríveis nas casas vizinhas, como sempre ocorreu".

Mesmo com as chuvas que vêm caindo na cidade, as obras de reconstrução da avenida continuam sendo executadas em ritmo intenso pela Prefeitura. Seguindo à risca o cronograma, o novo canal ganha forma e mais de 450 metros de sua extensão já receberam paredes e base de concreto. A armação de ferro, que dará sustentação às paredes do canal, continua sendo colocada. “Estamos retomando as obras na avenida Vicente Guimarães. Não houve danos às estruturas, somente sujeira na laje e nas ferragens, que estão sendo limpas para a concretagem de novos trechos”, disse o secretário.

Segundo a Defesa Civil Municipal, que está percorrendo as áreas críticas para verificar de perto a situação, felizmente não existem registros de desabrigados ou desalojados.

INVESTIMENTOS – É importante lembrar que a Prefeitura de Montes Claros tem investido pesado para que as inundações fiquem no passado. É por isso que estão sendo realizadas diversas obras, em várias regiões, com o objetivo de melhorar a drenagem e o escoamento de água em toda a cidade. Além da nova avenida Vicente Guimarães (que já teve cerca de 35% do canal reconstruído), também estão sendo realizadas obras nas avenidas Vargem Grande, Bicano, Cintra e do Córrego das Melancias. Além dessas obras de maior porte, intervenções menores, mas muito necessárias, estão sendo realizadas, como por exemplo a criação de sistema de drenagem na rua Professor Monteiro Fonseca (Vila Brasília).

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG
É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000