Imagem de destaque Meio Ambiente e sustentabilidade são prioridades da Administração Municipal

Meio Ambiente e sustentabilidade são prioridades da Administração Municipal

17/01/2019 - 16:23
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal

A Administração Municipal priorizou a qualidade de vida da população e a preservação ambiental ao fazer com que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável deixasse de ser adjunta, voltando ao seu antigo status. A Secretaria foi reestruturada e vem realizando ações, programas e projetos de suma importância, tais como: Chamamentos Públicos via Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), Ecocrédito, Crescendo Juntos, Grupamento Tático Ambiental (GTA), Patrulha do Silêncio, e criação do Aplicativo SEMMA/Denúncias.

No bairro Ibituruna foi  criado o parque Sagarana, que hoje já é frequentado por mais de 10 mil pessoas, mensalmente; no Cintra, foi construída a Praça das Tilápias, com ecopista; o Parque João Botelho (Mangueiras) foi totalmente revitalizado; o Parque Municipal Milton Prates ganhou uma ecopista; além disso, foram revitalizadas diversas praças, parques e jardins, em ações rotineiras por todo o perímetro urbano e zona rural. É possível citar as praças Honorato Alves (Centro), Wanderley Fagundes (Todos os Santos), Alexandre Martins (Jaraguá), Chinelão dos Tropeiros (Trevo do Aeroporto) e Vila Áurea, que foram beneficiadas com novo paisagismo.

Os distritos e comunidades rurais, como Santa Rosa de Lima, São Pedro da Garça, São João da Vereda e Miralta, não ficaram de fora. Além da execução de obras de reforma e revitalização nestes locais, foram construídas novas barraginhas e realizadas ações de desassoreamento de reservatórios de água.

A Secretaria também avançou, ganhando condições de emitir licenciamentos ambientais classes 1,2,3 e 4. Destaques também para  a idealização de novos projetos e programas, como o "Para Além das Prisões", que trabalha na ressocialização de presidiários; "Jardins Para Borboletas" (homenagens à promotora Heloísa Marcondes e à enfermeira Tonha Colares), embelezando logradouros públicos com esculturas feitas de sucatas; "Jogo Limpo", responsável pela transformação de locais onde ocorriam descartes irregulares de lixo e entulho em campos de futebol; "Cidade Jardim", com  plantio de mudas em espaços verdes, em parceria com a comunidade; e "Adote o Verde”, junto com a iniciativa privada.

O "Programa Vale Verde", que leva gratuitamente a população ao Parque Municipal nos domingos e feriados, também foi reativado. Também foram adquiridos maquinários pesados e veículos para impedir invasões e atender às necessidades da "Operação Estiagem", responsável por ações de limpeza no perímetro urbano e zona rural, com educação ambiental e garantia de sustentabilidade, inibindo, ainda, queimadas.

O prédio da Secretaria foi totalmente reformado e modernizado, a fim de garantir melhores condições de atendimento à população.

Os recursos utilizados para reestruturar e equipar a nova Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foram garantidos através de multas por infrações ambientais. Tais verbas também serviram para a aquisição de um drone, que está sendo utilizado para monitorar áreas verdes.