Sonimar da Silva Ferreira, ou Lili, como é mais conhecida, tem uma história marcada por perdas e lutas, mas principalmente por superação e perseverança.
Lili ficou viúva muito cedo, com apenas 24 anos, e criou quatro filhos biológicos e dois adotivos. Hoje, é avó de oito netos. A família, ela sustentou com o salário recebido na Prefeitura de Montes Claros, onde trabalha desde 1992, quando foi aprovada no concurso para o cargo de gari. Além do serviço público, também fazia "bicos" como faxineira e lavadeira.
Sua vida foi marcada por muitas lutas, envolvendo problemas de saúde e familiares, sem falar nas dificuldades financeiras. No entanto, encontrou força na espiritualidade e em sua força de vontade. “Acreditar em Deus e não desistir nunca”, resume a servidora sobre sua filosofia de vida.
Mas não só de lutas é feita a trajetória de Lili, já que vitórias também estão espalhadas pela sua biografia. Em 2018, por exemplo, formou-se engenheira ambiental e sanitária. Hoje, atua no Setor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA). Ela conta que o curso superior, conquistado a duras penas, e a valorização que recebe por parte da Administração Municipal reforçam sua autoestima.
Seu conselho para os colegas é que não parem de se capacitar, para se tornarem sempre pessoas melhores.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025