Uma história de amor que nasceu há 21 anos. É assim que a cantineira Marcionília Maria de Jesus define sua relação com a Escola Municipal Zizinha Ribeiro, localizada no bairro Santo Amaro, em Montes Claros. “Fui a primeira cantineira da escola. A primeira a chegar, logo que a escola foi inaugurada, no aniversário de 145 anos de Montes Claros”, relembra Massu, como é carinhosamente chamada por todos.
A rotina de Massu começa bem cedo. Junto com a merenda, que prepara com capricho, ela distribui carinho e cuidado para as crianças, que estão sempre gritando seu nome e buscando seu afago. “E não é somente com as crianças. Ela sabe o que todos precisam, quem está precisando mais, e tem sempre uma palavra amiga, um sorriso, um carinho. Estou na escola há mais de dez anos e todos os dias ela nos recebe assim. É um grande orgulho e um acalento ao coração trabalhar com ela”, conta a diretora Renata Maia.
Renata diz que a escola tem 414 alunos e todos têm grande afeto pela Massu: “Eles sentem saudades quando terminam o curso.”
Massu nasceu e viveu por 30 anos na região rural do município de Mato Verde, junto com os pais e seis irmãos, e mudou-se para Montes Claros logo depois de se casar, indo morar no Santo Amaro, bairro que estava começando a se formar. Ela ainda reside na mesma casa, junto com Thânia e Renato, filhos que terminou de criar sozinha, com muita dificuldade, após o fim do casamento de 15 anos. “Quando a Escola Zizinha
Ribeiro foi inaugurada, consegui o trabalho de cantineira e a vida ficou mais fácil, não só por ter um salário, mas também pela alegria de conviver com as crianças, que são como filhos, netos, fazem parte da minha vida. Para mim, a escola é um paraíso”, confessa.
Em situação apta para se aposentar, Massu diz que sofre com a ideia de ficar longe das
crianças. “Esse é o meu trabalho de toda uma vida. E quando estou de férias ou fico dias longe da escola, sonho com as crianças chamando meu nome. É um amor imenso que sinto por elas, por toda a escola. Peço a Deus para me dar forças quando chegar a hora de me aposentar”, confidencia.
HOMENAGEM ÀS MULHERES
Nesse mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, através da história inspiradora de Marcionília Maria de Jesus, a nossa Massu, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, cumprimenta todas as mulheres que ajudam a escrever a história da Educação de Montes Claros e renova o seu compromisso de seguir criando e fortalecendo iniciativas e parcerias que contribuam para a construção de uma Montes Claros mais livre e igualitária.
Que nenhuma oportunidade seja negada a uma pessoa em decorrência de questões de
gênero e que todas as mulheres e meninas estejam livres de qualquer forma de opressão.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025