Imagem de destaque MOC + BIKE (1 CARRO A MENOS = 10 BIKES A MAIS) - Prefeitura começa a implantar bicicletários em vários pontos da cidade

05/07/2022 - 15:13
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes (MCTrans), iniciou a instalação de equipamentos para o estacionamento gratuito de bicicletas, dentro do projeto “Moc + Bike (1 carro a menos = 10 bikes a mais)”. O primeiro bicicletário foi montado nas proximidades da entrada principal do Espaço Sagarana, na avenida José Correa Machado. Nos próximos dias, mais nove estruturas serão montadas em diversos pontos do Município.

Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos de Montes Claros, enfatiza que, com a implantação do Moc + Bike, “estamos incentivando cada vez mais o uso de bicicletas para melhorar a mobilidade urbana, reduzir a poluição e diminuir os gargalos de trânsito”.

O presidente da MCTrans, José Wilson Ferreira Guimarães, lembra que Montes Claros já recebeu a implantação de diversas ciclovias. “Estamos incentivando os moradores a deixarem os veículos automotores na garagem e, ao se deslocarem para o local de trabalho ou fazerem pequenos percursos, usarem as bicicletas”, disse.

Alan Costa Miranda, de 43 anos, mora no bairro Santo Antônio ll. Devido à mobilidade reduzida nas pernas, ele usa uma bicicleta motorizada para pequenos e grandes percursos. “Totalmente aprovada a implantação desse projeto. Além de oferecer segurança para deixar a bicicleta em um ponto bem localizado, incentiva os moradores a tirarem as bikes da garagem e deixarem os carros lá”, afirmou.

O programa “Moc + Bike” irá implantar, inicialmente, 10 bicicletários na cidade, em pontos estratégicos, como a Praça da Catedral, a Praça de Esportes e o Shopping Popular. Cada bicicletário terá capacidade para receber 10 bicicletas, e será instalado na rua, ocupando exatamente a vaga de um carro. Os bicicletários estão sendo construídos por um empreendimento imobiliário da cidade, como medida compensatória de impacto no trânsito, e não trarão custos para o Município.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam Montes Claros com mais de 417 mil habitantes. Já a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), antigo Denatran, divulgou, no mês de maio deste ano, que Montes Claros possui 128 mil veículos emplacados, entre automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus e micro-ônibus. Motocicletas somam 93 mil unidades.