Imagem de destaque PERSONALIDADES DE MONTES CLAROS  -Conheça Pedro Mendonça e sua contribuição para o bairro Santos Reis

PERSONALIDADES DE MONTES CLAROS -Conheça Pedro Mendonça e sua contribuição para o bairro Santos Reis

21/03/2023 - 11:41
ASCOM | Texto: Hélder Maurício Foto: Acervo Familiar | Secretaria de comunicação: Alessandro Freire

Pedro Xavier Mendonça nasceu no dia 29 de junho de 1887, filho de Cassimiro Xavier de Mendonça e Josefina Teixeira de Carvalho.

De acordo com o livro "Festa de Santos Reis: 80 Anos de Manifestações Alegres e Simples da Fé", da Editora Unimontes, Pedro foi uma personalidade que ajudou muito no desenvolvimento do bairro Santos Reis, região norte de Montes Claros. Antes de ser bairro, o local era um ponto de passagem de tropeiros e boiadeiros e pertencia à fazenda de Pedro, que costumava receber todos muito bem.

Tempos depois, verificando o crescimento da população local, resolveu doar parte de suas terras. Assim, ele doou um terreno para a construção do primeiro posto de saúde do bairro. De acordo com Jane Mendonça, neta de Pedro, o local ficava na avenida que hoje leva o nome de seu avô. Ele também fez a doação de um terreno para a construção de um asilo, ao lado da Praça Seis de Janeiro, local onde funcionou, por um bom tempo, o espaço de reuniões dos fiéis da Paróquia Santos Reis.

Devoto dos Santos Reis e católico fervoroso, todo fim de ano Pedro organizava grupos de foliões, formando ternos de pastorinhas para sair todas as noites, cantando e orando pelas casas até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Essa devoção fez com que ele tomasse a decisão de construir, em 1932, uma capela em honra aos três reis magos, marcando a fundação do bairro. Segundo registros, a construção do templo religioso foi em agradecimento pela cura de uma doença que quase lhe tomou a vida.

Para erguer a igreja, pediu ajuda a um dos mestres de obras que estavam construindo a Catedral de Montes Claros, Francisco José Guimarães, que era seu amigo. Pedro também encomendou imagens da Virgem Maria, São José e do Menino Jesus, além dos magos Belchior, Gaspar e Baltasar. Mas ele queria render mais homenagens e, por sugestão de Francisco, construiu, ao lado da capela, uma gruta, onde ergueu um presépio permanente. A gruta ainda existe e é visitada pelos fiéis todos os anos, durante a festa em honra aos Santos Reis.

Caridoso e misericordioso, Pedro, como vicentino, ajudou muitas pessoas carentes do bairro, doando alimentos e auxiliando-as no que era preciso.