O Coronel José Pinheiro Neves foi o primeiro agente executivo de Montes Claros, cargo este equiparado, hoje, ao de prefeito. De acordo com o livro ”Conhecendo a História de Montes Claros e Seus Administradores”, no início da história da cidade a administração municipal era de competência dos agentes executivos, que eram aqueles que ocupavam o cargo de presidente da Câmara.
Segundo o Arquivo Histórico Pró-Memória de Montes Claros, da Secretaria Municipal de Cultura, José Pinheiro tinha uma personalidade forte que se mostrava em suas decisões. Ao assumir o comendo do jovem município, imprimiu um ambiente de trabalho e de responsabilidade entre os vereadores.
Visando o progresso de Montes Claros, emprestou valores abundantes para os primeiros empreendimentos municipais, assim como organizou toda a engrenagem administrativa e legislativa da cidade.
Preocupado com o crescimento do município, integrou a comissão que projetou a planta da cidade para impedir seu desenvolvimento desordenado.
A política da cidade, à época, sofria com uma violência muito forte, originada pela rivalidade que existia entre os adversários políticos da cidade. Ofensas e críticas para com a gestão do Coronel José Pinheiro eram comuns. Até que o nível das agressões cresceu tanto que chegaram a fazer uma emboscada para tentar contra a vida do então chefe do Executivo, felizmente sem sucesso. Tal cenário hostil fez com que o coronel se mudasse para Diamantina, antes do término de seu segundo mandato.
O Coronel José Pinheiro Neves comandou Montes Claros no período de 1832 a 1835, e teve a honra de ser, como gestor municipal, o responsável pelos primeiros passos do desenvolvimento urbano da nossa cidade.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025