Carlos José Versiani, diplomado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1845, foi uma figura muito importante para Montes Claros no que diz respeito à saúde pública do município. Nasceu no dia 20 de dezembro de 1819, na Fazenda de Santo Elói, no distrito de Bonfim de Montes Claros, então Comarca do Serro Frio, hoje Bocaiuva. Seu pai foi o capitão Pedro José Versiani, e sua mãe a dona Angélica Cláudia Penna.
Diplomou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 19 de janeiro de 1845, defendendo a tese "A Simpatia Orgânica". Doutor Carlos casou-se com dona Gabriela Gertrudes Cata-Preta de Oliveira. Com a finalidade de dedicar-se à sua profissão, mudou-se para a então Vila de Montes Claros de Formigas. Nessa época, ingressou na política, chefiando o Partido Conservador. Eleito presidente da Câmara Municipal em 1852, empossou-se em janeiro de 1853, tendo sido reeleito em várias legislaturas.
Por cerca de 58 anos ele clinicou na cidade. Seu coração fraternal e solidário fez de sua profissão um verdadeiro sacerdócio, nada cobrando dos pacientes por ele assistidos. Não foram raras as vezes em que ele, com o auxílio de sua esposa, forneceu à população medicamentos em sua própria residência.
Dr. Carlos foi o fundador da Santa Casa de Caridade de Montes Claros e seu provedor, contribuindo para a consolidação da casa de saúde. Já no fim de sua jornada profissional, passou os trabalhos administrativos e científicos do hospital ao também médico Dr. Honorato José Alves. A instituição de saúde tem espaço batizado de "Unidade de Internação Dr. Carlos Versiani" em agradecimento aos serviços prestados por ele.
Faleceu em 18 de abril de 1903. Para prestar-lhe uma justa homenagem foi instalado, na praça que recebe seu nome (uma das mais movimentadas da cidade), um busto de bronze.
SÉRIE "PERSONALIDADES DE MONTES CLAROS" - Montes Claros conta com um grande histórico de personalidades que contribuíram muito para a evolução do antigo Arraial das Formigas. Figuras históricas que deixaram seu legado em diversas áreas, seja na política, na medicina, na área social ou na literatura.
Pensando nisso, a Prefeitura irá publicar, a partir de hoje, uma série de matérias homenageando estas pessoas que ajudaram a construir aquela que iria se tornar uma das principais cidades do estado de Minas Gerais.

Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025