Major Prates, cujo nome verdadeiro era Antônio Prates Sobrinho, nasceu na cidade de Montes Claros no dia 25 de novembro de 1872. Era filho de José Rodrigues Prates e de dona Luísa Antoniana Gonçalves Antônio. Ao concluir o curso primário, estudou na Escola Normal em Montes Claros, diplomando-se em 1889. Depois de um pequeno período em Ouro Preto, onde deu prosseguimento aos seus estudos, ele retornou a Montes Claros por motivo de saúde, onde ocupou a cadeira de Geometria da Escola Normal.
Segundo documentos da Diretoria de Documentação e Informação (DDI) da Unimontes, Major Prates foi promotor de justiça interino. Além dessa função, ele exerceu vários outros cargos, como o de escrivão de órfãos, coletor municipal, delegado de polícia, posto em que atuou por várias vezes, e oficial de gabinete do presidente da Câmara Municipal, de onde foi secretário. Major Prates foi eleito vereador em diversas legislaturas.
Ainda de acordo com o registro do DDI, de todas as funções já citadas, a advocacia foi o campo em que mais se destacou, em seus 53 anos de vida. Dotado de vasta cultura jurídica e humanística, advogava de graça para as pessoas mais pobres. Essa atitude lhe garantiu enorme fama e grande prestígio. Cidades como São Francisco, Curvelo, Grão Mogol, Coração de Jesus, à época distrito de Montes Claros, Belo Horizonte e outras cidades também tiveram a sorte de contar com os seus serviços de advocacia.
Reza a lenda que ele ganhou o título de major por servir como oficial da Guarda Nacional no Brasil. Contudo, nossa reportagem não encontrou documentos comprovando essa história.
Em 1964, recebeu uma grande homenagem de Montes Claros, batizando um dos mais importantes e populosos bairros da cidade.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025