Imagem de destaque RECICLA AOS MONTES - Prefeitura estrutura galpões e capacita catadores da cidade

06/12/2022 - 08:57
ASCOM | Texto e Fotos: André Senna | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A reciclagem é uma das maneiras mais importantes ferramentas para a preservação do meio ambiente, uma vez que retira da natureza materiais como plástico, vidro e papel. Embalagens de agrotóxico, por exemplo, são verdadeiras arqui-inimigas do meio ambiente, pois descartadas de forma irregular podem contaminar mananciais, solo e lençóis freáticos.

Para estimular a prática da reciclagem em Montes Claros, a Prefeitura criou o projeto RECICLA AOS MONTES, que além de estruturar galpões de reciclagem ainda cuida da capacitação e apoio aos catadores. A catação é de suma importância e são os catadores que atuam na linha de frente, recolhendo os recicláveis e levando-os aos galpões.

O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de Montes Claros, Guilherme Guimarães, ressalta que o RECICLA AOS MONTES é um projeto de grande magnitude, haja vista que promove capacitação, estruturação e valorização dos galpões e catadores da cidade.

O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, afirma que a coleta dos recicláveis é de grande importância, pois materiais como o plástico levariam de 400 a 500 anos para se decompor na natureza, acarretando danos graves ao meio ambiente.