Imagem de destaque “DAVID SACKETT TRIAL OF THE YEAR 2021” - Montes Claros ganha premiação internacional por participação em pesquisa sobre COVID-19

“DAVID SACKETT TRIAL OF THE YEAR 2021” - Montes Claros ganha premiação internacional por participação em pesquisa sobre COVID-19

03/08/2022 - 14:27 | atualizado em 03/08/2022 - 14:31
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O Município de Montes Claros recebeu o prêmio “David Sackett Trial of The Year 2021”, da Society for Clinical Trials, por sua participação na maior pesquisa clínica sobre COVID-19 do mundo, a Together Trial. A entrega do prêmio aconteceu na manhã desta quarta-feira, 3, em solenidade realizada no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS).

O diretor da pesquisa, Dr. Gilmar Reis, entregou o troféu à secretária de Saúde da Prefeitura, Dulce Pimenta; à servidora responsável pelo centro de pesquisa em Montes Claros, a médica da Estratégia de Saúde da Família, Ana Paula Figueiredo de Almeida; e aos servidores que participaram da realização da pesquisa.

Durante a realização da pesquisa, os pacientes testados positivos para COVID-19 foram convidados a participar do estudo sobre o tratamento. Aqueles que aceitaram foram acompanhados por 7 dias, e seus resultados avaliados. Aproximadamente 1.000 pessoas participaram da pesquisa.

Gilmar Reis, médico e pesquisador responsável pela pesquisa da Cardiologia Assistencial e de Pesquisas (Cardresearch), destaca que, “após a elaboração do projeto de pesquisa voltado para o tratamento de pacientes com COVID-19 na fase inicial, Montes Claros aderiu à participação, conseguindo resultados satisfatórios e evitando complicações mais graves nos pacientes, incluindo o aumento da mortalidade”.

O pesquisador enfatizou ainda que “Montes Claros não só contribuiu com a pesquisa, como foi de fundamental importância e exemplo para diversas cidades do país, que usaram várias medidas implantadas no Município para conter o avanço de novos casos”.

Médica do Programa de Saúde da Família e responsável pelo centro de pesquisa em Montes Claros, Ana Paula Figueiredo de Almeida enfatiza que “a pesquisa foi apresentada em um momento onde os profissionais da saúde estava buscando evidências científicas para fazer um protocolo de tratamento na fase inicial da doença. Era uma angústia muito grande ver os pacientes com sintomas e não ter uma medicação adequada para inciar o tratamento. Iniciamos os estudos com novos medicamentos através de protocolo e um acompanhamento rigoroso dos pacientes, com toda a assistência médica”.

Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde, afirma que o sucesso da pesquisa se deve a Montes Claros possuir 100% de cobertura do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “O município de Montes Claros, por ter cobertura das equipes de saúde em todos os bairros da cidade, foi um parceiro de fundamental importância no campo da pesquisa e do tratamento da COVID-19. Mas a importância maior foi contribuir mundialmente com a pesquisa, fomentando o sucesso do tratamento”.

Karolina Campos Sampaio Lopes cursa o sétimo período de Medicina e afirma que “participar da pesquisa aumentou ainda mais a expectativa para exercer a profissão, devido ao fato de encontrar diversas situações dos pacientes que aderiram. Cresço como profissional, mas sobretudo na parte humana, para colocar em prática um melhor atendimento à população. Acompanhei a evolução do tratamento de cada paciente e isso motiva ainda mais a participar de novos desafios”.