A Prefeitura de Montes Claros inaugurou, no mês de junho de 2021, o espaço do projeto Farma Verde, onde antes funcionava o Centro de Convívio Luizinha Gonçalves. O Farma Verde consiste no cultivo, coleta, processamento e armazenamento de plantas medicinais, que são disponibilizadas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Farma Verde é coordenada por Eurislene Moreira, farmacêutica, mestre em Cuidado Primário e doutoranda em Ciências da Saúde. Além de cultivar e processar plantas medicinais e fitoterápicos, o setor disponibiliza os produtos em todas as farmácias das unidades de saúde e policlínicas do Município, onde são repassados à população mediante prescrição e com acompanhamento dos profissionais de saúde. A equipe também realiza ações educativas, como visitas guiadas e oficinas sobre cultivo e uso de plantas medicinais.
Com o sucesso do projeto, Eurislene foi convidada para proferir uma palestra sobre a Farma Verde nas Faculdades Pitágoras de Montes Claros. Ana Lorena, médica homeopata e professora da disciplina de Práticas Integrativas do curso de Medicina, destaca que abordar o tema é de fundamental importância para os acadêmicos. “Eu entrei em contato com o Município com o objetivo de conhecer as práticas na Atenção Primária e visitei a Farma Verde. Depois de conhecer a estrutura oferecida, convidei a coordenadora para proferir uma palestra na faculdade e abordar o tema das práticas integrativas na Atenção Básica de Montes Claros, com ênfase em fitoterapia e auriculoterapia”, afirma.
Eurislene Moreira explica que a palestra demonstrou mecanismos de ação farmacológica, bem como apresentou formas de prescrição e posologias associadas ao uso de fitoterápicos e plantas medicinais como opção terapêutica. “Abordar esse tema vem ao encontro da definição da Anvisa sobre as formulações fitoterápicas, derivadas e reproduzidas a partir de vegetais ou plantas considerados medicinais. Os fitoterápicos passam pelos mesmos controles e estudos clínicos que outros medicamentos tradicionais, o que define sua eficácia e segurança para o uso humano”, disse.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025