A Prefeitura de Montes Claros irá promover no próximo sábado, 3, mais um “Dia D” de combate ao Aedes aegypti, nas regiões mais críticas da cidade em relação à presença do inseto, transmissor da dengue, zica e chikungunya. A ação é necessária devido ao alto risco de contágio revelado no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação (LIRAa), realizado entre 7 e 10 de novembro e que ficou em 5,7%.
Assim, a Prefeitura, com o apoio de diversos parceiros, irá realizar um novo mutirão para o recolhimento de inservíveis, nos seguintes locais: Distrito Industrial, Vila São Lourenço, Área Verde, Residencial Vitória, Joaquim Costa, Vila Vargem Grande, Vila Greice, Vila Campos, Alcides Rabelo, Planalto, Planalto II, Residencial Planalto, JK, Raul Lourenço, Monte Carmelo I e Carmelo.
Desta forma, a população desses locais deve colocar, na porta de suas casas, materiais inservíveis como pneus, vasilhames, garrafas pet, latas, garrafas de vidro, sucatas de tanquinhos e geladeiras, lonas e vasos sanitários, todos potenciais criadouros do mosquito da dengue. Todo esse material será recolhido entre as 7 e as 14 horas.
A ação é importante neste período chuvoso, uma vez que os ovos do mosquito podem sobreviver por até 450 dias sem água, eclodindo tão logo tenham contato com o líquido.
É importante que a população ajude nesse combate, uma vez que 97% dos focos do mosquito foram encontrados nas residências. Algumas das principais medidas de combate são:
- providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;
- limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;
- destinar o lixo para coleta pública;
- escoar a água dos pratos de planta;
- limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.

Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025